Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Entrevistas

[Entrevista] - Zenir

E-mail

Foto:Arquivo A Praça
José Alves de Oliveira 'Zenir'
O empresário Zenir conquista o Troféu Iracema, a mais importante comenda do varejo cearense. Em entrevista, Zenir fala da alegria de ser agraciado com a comenda e dá a receita de seu sucesso.

A Praça - Agraciado como o lojista do ano de 2007 pela CDL de Fortaleza, como o você se sente com essa homenagem?

Zenir - Para mim foi uma surpresa maravilhosamente agradável à conquista do 30º Troféu Iracema, a mais importante Comenda do Varejo Cearense, através de votação dos companheiros que fazem a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza, troféu este, que desde 1978, sai pela primeira vez da Capital para um Lojista do Interior do Estado, o que mostra sem dúvida a confiança, a credibilidade e o respeito que todos têm com a nossa empresa, e, conseqüentemente, a gente poder retribuir de maneira concreta a mesma confiança, credibilidade e respeito que temos também com os nossos concorrentes. Sinto-me super feliz e lisonjeado com esta homenagem, e quero dizer a todos, que este Troféu que irei receber em Fortaleza no próximo mês de dezembro, não é só meu, e sim, da minha família; da família Zenir Móveis que conta hoje com 1000 (mil) colaboradores; e, de uma forma muito especial, aos nossos 550.000 (quinhentos e cinqüenta mil) clientes, responsáveis diretos pelo meu sucesso e por este memorável momento da minha vida pessoal e empresarial. E com certeza, este Troféu será guardado com muito carinho no coração de cada um de nós que fazemos a Zenir Móveis, e, ao mesmo tempo,  agradecemos a Deus por mais esta grande conquista e por outras que com certeza virão.

A Praça - Qual o percurso usado para conseguir sair do interior para conquistar os grandes centros comerciais do varejo?

Zenir - Para mim, que nasci na área rural, especificamente no pequeno Sítio Boa Esperança, no município de Jucás, nada foi fácil. Filho de agricultores simples e humildes, que trabalhavam continuamente para o sustento da família, saí com 13 anos de Idade para Iguatu, onde fui trabalhar de contínuo das Casas Alves, pertencente ao meu Tio João Alves. Em seguida tendo muito jeito para o comércio fui promovido a vendedor e posteriormente, vendo a minha forma de me comunicar com o cliente e o meu tino comercial tive a felicidade de ser promovido a gerente, cargos desempenhados com muita dedicação e presteza. Porém, em 1992, com apenas 27 anos de idade, resolvi encarar novos desafios e abri a minha primeira lojinha na Rua Floriano Peixoto em Iguatu, onde ainda hoje permanece como a Matriz da empresa. De lá para cá, com muita fé em Deus, apoio da família e dos colaboradores, determinação, força de vontade, pés no chão e uma imensa amizade junto ao povo de Iguatu, da Região Centro-Sul e, finalmente, de todo Estado do Ceará, consegui vencer muitos obstáculos e hoje posso dizer que sou uma pessoa totalmente vitoriosa e abençoada por Deus.

A Praça - Qual o segredo para se construir uma carreira empresarial de sucesso como a sua?

Zenir - Antes de tudo acreditar e gostar do que faz no seu dia-a-dia; acordar e planejar sempre. Além de uma fórmula simples e necessária ingredientes principais para se obter o sucesso desejado seja em qual for a profissão, que é a humildade, a simplicidade, o amor a Deus, a família e ao próximo, procurando sempre da melhor maneira possível, ajudar os nossos semelhantes, principalmente aqueles mais necessitados, dividindo assim, um pouco daquilo que Deus bondosamente nos dá diariamente.

A Praça - O Troféu Iracema - considerada a maior comenda do varejo cearense, influencia muito no comportamento do lojista?

Zenir - Com certeza o Troféu Iracema é um grande incentivo para que a gente procure trabalhar cada vez mais, e que também, traz estímulo para que outros empresários possam ver como prioridade principal o engrandecimento do Comércio Varejista, haja vista, que, o prêmio requer critérios como o pioneirismo, a expansão da organização, a tradição, a participação nos eventos lojistas, e, acima de tudo a responsabilidade social, além de ser um contribuinte correto e direto em prol do desenvolvimento sócio-econômico do nosso Estado. Acredito, que cada critério é uma fase da nossa vida como empresário. Mas, com a colaboração da minha família, do meu diretor administrativo Francisco Bento de Souza; dos meus assessores, gerentes, supervisores e demais colaboradores, ainda tenho muito a fazer, e o prêmio com certeza será uma ferramenta a mais para colaborar com o engrandecimento da nossa classe.

A Praça - Você sempre agradece quando algo lhe acontece, e com certeza, neste agradecimento Deus e a família sempre surgem em primeiro lugar, o que realmente é a sua marca. Desejaria fazer mais algum agradecimento pela conquista do Troféu Iracema?

Zenir - Quero agradecer a cada um dos colegas empresários que fazem a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Fortaleza, por terem confiado no meu projeto empresarial, no meu desempenho perante a todos, e, por terem me proporcionado este maravilhoso momento que chega para concretizar mais ainda a nossa credibilidade, o nosso prestígio e respeito perante o povo cearense.

A Praça - O que você falaria para um lojista que está iniciando os seus primeiros passos?

Zenir - Falaria que todos tivessem ousadia e coragem de enfrentar os obstáculos que surgirem, com muita fé em Deus, humildade, simplicidade, determinação, força de vontade e responsabilidade, além de nunca esquecer as suas origens e a quem lhe abriu o caminho. Todos estes fatores, com certeza são marcas essenciais de como se conseguir alcançar o sucesso desejado.

A Praça - Que mensagem de natal e de ano novo você deixaria para os seus colegas lojistas, bem como aos seus colaboradores, clientes e demais amigos?

Zenir - A minha mensagem de forma geral aos colegas empresários, colaboradores, clientes e demais amigos, é que todos irmanados em um só espírito de fé pela aproximação da data máxima da humanidade que é o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, juntamente com os seus respectivos familiares, tenham um natal de muita união fraterna, luz e alegria, e que o ano novo, seja repleto de saúde, paz, amor, felicidade e abundância, e, que, tudo aquilo que foi projetado e não realizado em anos anteriores, se torne em realidade neste ano de 2008 que se aproxima.

Comentários  

 
#1 cibele cassia 02-06-2011 10:38
ola mi chamo cibele tenho 29 anos e queria muito trabalhar com voces como vendedora tenho um pouco de esperiencia mas sou muito dinamica e adora trabalhar com vendas meu numero 85 87997745
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar