Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Entrevistas

[Entrevista] - Aderilo Alcântara

E-mail
Foto:Wandenberg BelémO Jornal A Praça entrevista nessa edição o vereador Aderilo Antunes Alcântara Filho, atual presidente da Câmara Municipal de Iguatu, recordista no número de votos no último pleito, em 05 de outubro deste ano, com 3.026 votos. Ele fez uma breve análise do processo eleitoral, falou da sua aprovação mediante a avaliação popular através do sufrágio e aproveitou para dedicar mais essa vitória a seu pai, falecido em 25 de dezembro de 2007. Em relação a boatos sobre uma futura candidatura a prefeito ou mesmo a deputado estadual, disse que esse é um assunto que não convém ser tratado no momento. Até porque ainda há muitos compromissos a assumir como vereador.

A Praça: Como o senhor analisa esse último processo eleitoral?

Aderilo Alcântara:
Analiso de uma maneira bastante positiva, porque nos primeiros quatro anos tivemos um prefeito que transformou o município. Fez muito. E eu tenho certeza pelo que conheço dos projetos já aprovados e outros em andamento. Com certeza muito mais ele fará nos próximos quatro anos. A competência administrativa, a sensibilidade do prefeito é muito grande e na Câmara Municipal vamos continuar dando esse apoio necessário. E agora com sete vereadores, não vamos ter mais problemas para aprovar matérias de interesses da população.

A Praça: E em relação a sua reeleição. A que o senhor atribui sua volta a Câmara Legislativa?

Aderilo Alcântara:
Fico feliz porque estou sendo avaliado pela sexta vez. Comecei com 22 anos de idade, em 1988. Hoje com 42 anos, estou indo para o sexto mandato. 5 mandatos como vereador, um como vice-prefeito, quatro vezes presidente da Câmara, uma vez secretário de Ação Social, três vezes consecutivas o vereador mais votado de Iguatu. E agora nenhum vereador nunca tinha chegado perto de 3 mil votos, nós passamos desse número. Portanto a grande avaliação foi da população que reconheceu o nosso trabalho. Nós só temos uma maneira de retribuir, é continuar trabalhando. Continuar a mesma pessoa que eu sempre fui, com simplicidade, humildade, fazendo todo o nosso trabalho atendendo a todos. É claro que não resolvemos todos os problemas, mas quando não resolvemos não ficamos enganando as pessoas. Nem prometendo aquilo que não podemos fazer. Tem sido esse o nosso trabalho com bastante transparência, com seriedade, suando a camisa para corresponder o apoio da população.

A Praça: A quem o senhor agradece a essa votação expressiva, os 3.026 votos obtidos?

Aderilo Alcântara:
Agradeço a Deus, se não fosse ele não teríamos chegado aonde chegamos. Quero confessar que quando iniciei na política, nunca esperei ser eleito seis mandatos consecutivos. Não sei se merecia isso tudo. Estou com a minha consciência tranqüila. Quero agradecer aos amigos, amigas, pessoas que esses anos todos confiaram em mim. Para se ter uma idéia. Muitas são as pessoas que votaram na minha primeira eleição e que ainda hoje me acompanham. Essa é uma outra avaliação extremamente positiva. São muitas mesmas as pessoas que continuam votando. Isso só me faz continuar a cumprir com minha obrigação e sendo leal, grato as pessoas que têm participado dos momentos mais diversos, alegres ou tristes. E nessa eleição tem aumentado a nossa votação. E isso significa dizer que também aumenta a nossa responsabilidade. Temos que trabalhar para corresponder toda essa confiança.  

A Praça: Realmente a Câmara Municipal vem cumprindo o seu papel de legislar e fiscalizar o Poder Executivo?

Aderilo Alcântara:
Com certeza. É claro que nós temos que melhorar muito principalmente na participação popular. O jornal vê, acompanha os nossos trabalhos. A gente sempre convida as pessoas, mas infelizmente nós ainda não chegamos à maturidade de uma participação popular mais efetiva. E vamos continuar insistindo. Porque na hora que a população participar mais, levando sugestões, suas críticas, haverá um aperfeiçoamento do trabalho no Poder Legislativo. Tenho certeza de que vamos conseguir esse fortalecimento. A Câmara Municipal é a casa do debate. E nós temos que fortalecer mais a Câmara para que realmente se torne a grande casa de debates, que possa trazer as sugestões e ajudando o Poder Executivo a encontrar novos caminhos para o nosso município.

A Praça: O que o senhor espera dos vereadores agora com essa nova formação tanto de situação como oposição?

Aderilo Alcântara:
O papel do vereador não pode ser confundido como ultimamente vem sendo confundido com questões partidárias. O vereador é pago pelo povo. Independente da cor partidária o vereador tem que trabalhar, legislar, fiscalizar, mas tem que tomar suas decisões sem vê a questão política. Quando você vai analisar um Projeto de Lei por exemplo. Só porque você faz situação ou oposição. Ser favorável ou ser contra, de acordo com a conveniência. O vereador tem que procurar ter a sua visão do que é o seu papel, principalmente em beneficio da população. E a gente espera que no próximo mandato em primeiro de janeiro que isso venha acontecer. Que o legislador cumpra o seu papel.

A Praça: A quem o só agradece essa vitória?

Aderilo Alcântara:
Quero agradecer a Deus, agradecer a todas aquelas pessoas que nos apoiaram nessa campanha. Que não é fácil uma campanha de vereador. Porque é difícil o voto. É um aprendizado muito grande. É uma lição de cidadania muito grande. E só temos que agradecer também as milhares de pessoas que não votaram comigo porque já tinha seus compromissos, mas nem por isso deixaram de nos apoiar, de incentivar. Isso também foi muito importante para mim. Dedico esse mandato a meu pai, que essa foi a primeira eleição sem a sua presença. Foi esse período muito duro. E quero dedicar essa vitória a ele. E tenho certeza que ele está lá em cima feliz por mim, pelas pessoas que contribuíram para essa votação expressiva de 3.026 votos e vamos conseguir fazer um brilhante trabalho e me dedicar cada vez mais, trabalhar mais para corresponder a essa imensa confiança.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar