Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Entrevistas

[Entrevista] - Perboyre Diógenes candidato a deputado estadual

E-mail

Continuando a série de entrevistas com os candidatos a deputado estadual pelo Centro-Sul, Vale do Salgado e Cariri-Oeste, nesta edição o jornal A Praça publica entrevista com o médico Perboyre Diógenes, que abdicou do cargo de prefeito de Saboeiro para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa.

"Atribuo como essencial a Universidade Pública para o desenvolvimento do Centro-Sul, do mesmo modo que ocorreu na Região do Cariri"

A Praça - O senhor estava no terceiro mandato de prefeito à frente do município de Saboeiro. Trocar um mandato que só vai terminar em 2008, por outro ainda a conquistar não é um projeto arriscado?

Perboyre - Concordo que sim. Mas quem é político vocacionado e tem um projeto, tem que ter coragem e determinação e acreditar sempre no seu próprio trabalho, ter fé e consciência de que o que planejou é viável.

A Praça - O senhor entra para a história como a liderança que reúne o maior número de prefeitos, ex-prefeitos e outros líderes em torno de sua candidatura. Não se tem registro de nenhum fato semelhante pelo menos nos últimos 30 anos aqui na região. Como o senhor conseguiu neste feito?

Perboyre  - Na verdade, o projeto de uma eventual candidatura a deputado já o tinha há muito tempo. Em 1992, quando concorri pela primeira vez à prefeitura de Saboeiro, já procurava me relacionar com os outros candidatos, principalmente das oposições da Região Centro-Sul e Cariri-Oeste; e aí, foram nascendo as primeiras grandes amizades políticas. Já no meu segundo mandato, tive o privilégio de ser eleito presidente da Associação dos Municípios do Cariri Oeste - Ancoeste; e naturalmente pude ampliar a minha atuação perante os municípios destas regiões. Na verdade, sempre procurei destinar um tempo para conviver com os políticos da Região e junto com eles identificar problemas e buscar soluções. Na verdade, o apoio com o qual conto hoje é fruto de uma seqüência de ações que sempre desenvolvi. Só para ilustrar, me recordo agora, que em 1992, em Jucás, a família Facundo pretendia concorrer com Helânio à prefeitura e na ocasião estava prefeito Carlile Lavor. Uma das maiores expressões do PSDB, praticamente invencível. E nesse momento me aliei à família Facundo e tive a coragem de enfrentar aquela difícil missão e o resultado foi que vencemos e desde então os Facundo não perderam mais o poder em Jucás.

A Praça - O senhor será votado no município de Iguatu, e um dos maiores anseios da população, principalmente dos estudantes é pelo projeto da Universidade Pública e gratuita. Caso seja eleito, como o senhor pretende ajudar o município nesta conquista?

Perboyre - Tomei conhecimento que já existe uma frente de políticos, sociedade, enfim as unidades organizadas do município, lutando por este projeto. Se eleito, minha intenção é apoiar essa frente, contribuir em tudo que for possível, buscar mobilizar a sociedade e sensibilizar o governo, de que se trata de um feito que vai marcar a história não só de Iguatu, mas de toda uma Região que congrega cidades importantes como Icó, Acopiara, Várzea Alegre, Mombaça, bem como cidades de porte médio como Jucás, Orós, Saboeiro, Catarina, enfim, o proveito é de toda a gama de municípios da região. Atribuo como sendo essencial a implantação de uma universidade pública para o desenvolvimento da Região Centro-Sul, sobretudo do mesmo modo que ocorreu na Região do Cariri, que é hoje uma referência na educação no Estado.

A Praça - A maioria dos municípios onde o senhor será votado é constituída de regiões pobres, com elevado índice de desemprego, condições precárias de Saúde, Educação e programas sociais. Qual será o papel do deputado Perboyre na busca por soluções que amenizem esses problemas?

Perboyre - Na verdade, estas são responsabilidades exclusivas do Estado. O nosso papel será identificar as principais carências e buscar junto ao poder público, alternativas para diminuir os efeitos desses problemas que são seculares. Sempre é possível acontecer; desde que haja interesse, compromisso, idéias e acima de tudo, boa vontade em servir. Sabemos que hoje existem muitas frentes de possibilidades e não medirei esforços para tornar realidade a melhoria da condição de vida do nosso povo, consciente de que não serei a solução para todos os problemas.

A Praça - Esses municípios enfrentam também problemas cruciais com a irregularidade das estações chuvosas, fenômeno que tem causado um alto índice de êxodo rural. Se for eleito deputado estadual, como o senhor vai trabalhar na defesa da permanência do homem do campo no seu lugar de origem?

Perboyre - Certamente, hoje esse é um dos maiores problemas do Nordeste. O nosso papel será de apresentar propostas reais e viáveis, tentando minimizar os efeitos deste problema, que não é só do governo, mas ocasionado por fatores climáticos. Minha idéia é procurar implantar pequenos projetos comunitários aproveitando as potencialidades de cada Região, visando criar condições mínimas de convivência com a seca e ao mesmo tempo, fazer com que estas famílias permaneçam na zona rural, de forma mais digna.

Comentários  

 
#4 clelia pereira 01-04-2012 12:20
perboaryre nao ligas bobagens que falan de vc porq vc e muito especial
Citar
 
 
#3 clelia pereira 01-04-2012 12:17
oi meu depultado
votei e voto com vc quantas vez vc se canitata vc e nota 1000 parabens pepe
Citar
 
 
#2 francisca araujo 05-10-2010 19:03
:lol: eu votei em perboyre e votaria de novo se fosse necessario.se ele ganhou e pq o povo acredita nele e acredita na pesoa q ele e ..eu to c/ ele e nao abroooooooooooo
Citar
 
 
#1 denubia 08-06-2010 15:05
perboyre vc é e sempre sera no prefeito e nosso deputado saboeiro esta com vc . :lol:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar