Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Entrevistas

[Entrevista] - Cid Gomes, Governador eleito do Ceará

E-mail

“Eu fui eleito governador do Ceará e de todos os cearenses. Assim, agirei durante todo o meu mandato, ajudando a todos os municípios cearenses a progredirem, indistintamente das convicções político-partidárias de seus gestores e homens públicos”. 

O engenheiro civil Cid Ferreira Gomes, 43, foi eleito pelo povo cearense para governar o Ceará nos próximos quatro anos. Cid chega ao Palácio Iracema em Janeiro de 2007 com muitos desafios pela frente, principalmente em segurança pública, educação, saúde e geração de emprego. O jornal A Praça publica entrevista exclusiva para saber quais serão as prioridades eleitas por ele para o Centro-Sul do Ceará, que possam impulsionar o desenvolvimento sócio-econômico, educacional e cultural e de infra-estrutura.

Foto:J.Guedes
Cid Gomes - foi eleito no primeiro turno pelo PSB e recebeu expressiva votação em Iguatu
A Praça - O senhor foi eleito governador do Ceará com mais de um milhão de votos sobre seu adversário. Qual foi o momento mais difícil da campanha?

Cid Gomes - Toda campanha eleitoral é muito difícil. Mas, nesta, o acidente com o helicóptero, em Pacatuba, com quatro companheiros a bordo que, inclusive, chegaram a correr risco de vida, foi particularmente um momento muito difícil. Graças a Deus que tudo acabou bem e os nossos companheiros de campanha estão fora de perigo e se recuperando para retomar suas vidas.

A Praça - Agora o senhor coordena a campanha do presidente Lula no Ceará, com vistas ao 2º turno. O senhor prevê a mesma votação ou acha que haverá superação nos números?

Cid Gomes -
O nosso compromisso é de continuar lutando, sem trégua, até o último instante, para dar ao presidente Lula uma expressiva votação no Ceará, neste domingo.

A Praça - O senhor defende o voto para o presidente Lula desde o primeiro turno. Por que a reeleição de Lula é importante para o Ceará?

Cid Gomes - Porque nós trabalhamos em sintonia com o projeto do presidente Lula de transformar o Brasil em um país economicamente desenvolvido e mais justo socialmente. Com a minha eleição e a reeleição de Lula este projeto será mais factível no Ceará. Esta conjunção de forças políticas progressistas permitirá o grande salto que o Ceará merece, que nós prometemos na campanha e concretizaremos durante os próximos quatro anos.

A Praça - O seu irmão Ciro Gomes foi eleito o deputado federal mais bem votado do Ceará, o 2º do Brasil. Ele participará do governo ou ficará mesmo em Brasília, na Câmara dos Deputados?

Cid Gomes - Ciro é independente para fazer o que lhe aprouver e for melhor para o Ceará e para o Brasil. E ele saberá, com toda certeza, tomar a melhor decisão neste sentido. Ele é um homem público comprometido com os interesses do Ceará e do Brasil, com uma enorme capacidade de efetivamente contribuir na construção de um Estado e um País melhor.

A Praça - Há rumores de que o senhor teve indiretamente o apoio do senador Tasso Jereissati na sua campanha para o governo. O senhor confirma essa informação?

Cid Gomes - Não, não confirmo. O senador Tasso Jereissati, em diversas oportunidades, durante a campanha, expressou publicamente o seu compromisso e apoio aos candidatos do partido dele o PSDB. E acredito que foi isto, efetivamente, que ele fez e continua fazendo no segundo turno.

A Praça - As informações extra-oficiais da participação do senador Tasso em sua campanha surgiram por causa da amizade pessoal dele com seu irmão, Ciro Gomes. Se Tasso, de fato, ajudou na sua eleição, ele terá oportunidade de participar do governo?

Cid Gomes -
Como já respondi na pergunta anterior, essas especulações são absolutamente improcedentes.

Foto:J.Guedes
Cid Gomes, 43 prefeito de Sobral e agora recebeu a missão de governar o Ceará
A Praça - O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, e o grupo político dele, inclusive seu pai, José Ilo Dantas, não votaram no senhor. José Ilo foi eleito para a Assembléia Legislativa e Agenor está sem partido. Qual o cenário que poderá se desenhar com este quadro? Haverá alguma diferença de tratamento do governo com Iguatu, mais particularmente com o prefeito e seu grupo? Como ficará a situação com o atual deputado Marcelo Sobreira, que não foi reeleito, mas votou no senhor e angariou votos para sua campanha?

Cid Gomes - Eu fui eleito governador do Ceará e de todos os cearenses. Assim, agirei durante todo o meu mandato, ajudando a todos os municípios cearenses a progredirem, indistintamente das convicções político-partidárias de seus gestores e homens públicos. E eu espero ter a boa vontade, a colaboração e participação de todos os homens e mulheres de bem no projeto de reconstrução e de fortalecimento do nosso Estado.
 
A Praça - O município de Iguatu enfrenta graves problemas nas áreas da educação, saúde, segurança pública, transportes, malha viária e geração de emprego. O que o governo do Estado poderá fazer em caráter emergencial para amenizar estes problemas? O que poderá ser feito no seu governo para reverter esses quadros?

Cid Gomes -
Sobre essas carências que o município de Iguatu e a Região Centro-Sul enfrentam, nas áreas da Educação, Saúde, Segurança Pública, Transportes, Malha Viária e Geração de Emprego, posso garantir à população iguatuense que, durante o meu governo, todos esses problemas serão analisados e enfrentados com objetividade e projetos concretos, sempre buscando a parceira dos municípios envolvidos, do Governo Federal e de organismos internacionais dispostos a participar. O nosso compromisso é exatamente este de dar uma sacudida no Ceará, sair deste estado de torpor e acomodação em que o Estado se encontra, fortalecendo nossa economia e proporcionando melhor educação, saúde, segurança pública e todos os serviços essenciais para a população cearense.
 
A Praça - Durante sua campanha o senhor propagou que eleito iria deslocar a sede do governo periodicamente para uma região do interior, numa espécie de ‘governo itinerante’. O Centro-Sul está incluído no cronograma?

Cid Gomes - Com toda certeza, eu cumprirei a minha promessa de campanha de fazer um governo itinerante, que contemple todas as regiões do Ceará. Este é meu estilo de administrar, fora dos gabinetes, no campo, onde os problemas estão.

Comentários  

 
#3 elidasara 31-08-2010 16:08
:lol:quero daber o q vc vai fazer sobre a segurança e a saude ?
Citar
 
 
#2 STDS 24-08-2010 09:32
Cearenses,Gov. Cid e Srs.Deputadospedimo sprovidências relação a processo gestor com corrupção, q ocorre na Sec.. do Trab. e Des. Soc. (STDS). Licitações viciosas, uso indevido de dinheiro público com envolvimento direto da Sr. Catunda e Sr. Paulo Neiva. O Povo cearense solicita providências
Citar
 
 
#1 joao paulo 15-07-2010 09:19
gosto muito dessa admnistraçao sei que ele é competente mas nao tenho mais desejo de votar nele. fomos muito pesseguidos com os nossos transportes e demais coisas porisso estamos penssando seriamente de colocar o DR marcos calls para ser o nosso representante joao paulo barroquinha ce
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar