Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Regional Escola Profissionalizante de Acopiara começa a funcionar em março

Escola Profissionalizante de Acopiara começa a funcionar em março

E-mail
Fotos:J.Guedes
Iolanda Almeida vai dirigir a escola
Iolanda Almeida diretora da Escola Profissionalizante de Acopiara afirmou que a idéia é transformar a instituição num pólo de formação e qualificação profissional, associada também as parcerias com outras instituições de ensino para a oferta de cursos de nível superior e pós-graduação. O funcionamento da instituição está previsto para o próximo mês de março.

Na manhã da terça, 12/02, a diretora da Escola Profissionalizante de Acopiara, Iolanda Alves de Almeida, recebeu na sede da instituição a visita do gerente do Sesc de Iguatu, Raimundo Neto, do Senac, Liduína Bezerra, e do Sine/IDT, Nadja Saraiva Pinheiro. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura física da Escola e fechar futuras parcerias para a oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de computação, culinária, corte e costura, manicure, cabeleireiro e outros.

Iolanda Almeida disse que já havia procurado essas instituições para firmar as parcerias da oferta de cursos, que já devem iniciar a partir de março. Ela acrescentou também que o grande projeto da Escola Profissionalizante é o funcionamento de um pólo de formação e qualificação profissional para atender estudantes de Acopiara e outros municípios. Também estavam na visita os secretários de Agricultura do município, Luiz Gomes Lucas, Obras e Infra-estrutura, Wandik Vieira, Administração e Finanças, Raimundo Diniz e Gleirton Dias, Cultura, Esporte e Juventude.

Fotos:J.Guedes
A escola de ensino técnico em Acopiara, está com a estrutura pronta para funcionar
A Escola Profissionalizante foi construída com recursos do governo federal, através do Ministério da Educação, por intermédio da Fundação Francisca Alves de Almeida, entidade a que a instituição pertence. A obra foi iniciada em 2001 concluída em 2006. Na época os recursos, da ordem de R$ 1,5 milhão de reais, foram incluídos no orçamento da União através de emenda do então deputado federal Pinheiro Landim, por solicitação do deputado estadual Ricardo Almeida, que é filho de Acopiara. A Escola vai oferecer cursos de nível técnico em diversas áreas profissionalizantes com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Entre os cursos ofertados estão, Marcenaria, Informática, Mecânica, Corte e Costura, Artesanato, Arte, Culinária, Auxiliar de Enfermagem e outros.

Manutenção

De acordo com Iolanda Almeida, no momento o prefeito Antônio Almeida está enviando um projeto de Lei para a Câmara Municipal, que após ser aprovado permitirá o repasse de recursos da prefeitura para a escola, através de um convênio que ajudará nos custos de manutenção e financiamento dos cursos ofertados.

Cerca de 17 municípios do Centro-Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Inhamuns serão atendidos com quotas de vagas de cursos técnicos profissionalizantes na escola em Acopiara. Recentemente a instituição conseguiu recursos da ordem de R$ 700 mil reais junto ao governo federal, através do PROEP. Com o dinheiro a Escola adquiriu equipamentos para o laboratório de informática, biblioteca, sala de aula do curso de enfermagem; inclusive com recursos técnicos para aulas de anatomia, equipamentos de áudio e vídeo; TV, aparelho de DVD, retroprojetor e telão, além dos móveis como birôs, cadeiras, poltronas, armários e outros equipamentos de ordem funcional.

Comentários  

 
#1 Denilson Almeida 15-03-2011 23:03
Ola, gostaria de implantar o supletivo a distancia em sua escola e o TTi Creci - tel (13) 8827-1366
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar