Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Regional Sábado 17/02 - Acopiara abre Carnaval 2007

Sábado 17/02 - Acopiara abre Carnaval 2007

E-mail

Promete ser de muito movimento o carnaval de Acopiara, cuja programação será aberta na noite de sábado 17/02. A festa está sendo coordenada pela secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do município. A prefeitura terceirizou para algumas empresas do município e da região parte da organização do evento, relativa a atrações, montagem de camarotes, estacionamento e venda de bebidas e alimentos.

A festa, que deve atrair foliões de todas as regiões do Estado, este ano foi transferida do Pólo de Lazer, na avenida Paulino Félix, para o início da rua Pedro Alves, na entrada da cidade, no sentido Mombaça-Acopiara. Os organizadores mudaram o local para oferecer mais conforto e comodidade aos foliões, uma vez que o espaço é bem mais amplo. No Pólo de Lazer haverá apenas a matinê para as crianças amanhã à tarde. O Pólo de Lazer também será o palco do tradicional mela-mela na terça-feira à tarde, uma atração à parte do carnaval de Acopiara.

Um grande número de foliões da cidade e da região deve participar das quatro noites de festa. Até o início da noite de ontem todos os hotéis e pousadas da cidade já estavam com todos os espaços ocupados ou reservados. O secretário de Cultura, Gleirton Dias, salientou que a estrutura da festa, as trações, e o acesso tornam Acopiara a melhor opção da região para quem quer brincar o carnaval.

Cerca de dez blocos, entre oficiais e alternativos, estarão ilustrando o carnaval de Acopiara. Destaque para o bloco ‘As virgens,’, fundado há 16 anos, cujos integrantes se vestem de mulheres e saem desfilando na avenida. Farinha do Mesmo Saco, 108% Vadios, Bar Tabaco e Acopiradus, LDA, também figuram entre os oficiais. Beira Rio, Turma da Cachaça, Só as Tiras e Fla-Folia fazem parte do grupo dos alternativos.

Decoração à grega

A decoração do corredor da folia ficou por conta do artista plástico acopiarense Mardone Nunes, o mesmo que organiza o Festival de Teatro, no mês de julho. Mardone trabalhou com uma equipe de 15 pessoas durante 15 dias para decorar e ornamentar quase meio quilômetro de avenida para o carnaval. Todo o projeto, desenho e criação da decoração também são dele. Segundo Mardone Nunes, a decoração foi inspirada nos deuses da Grécia Antiga.

A estrutura da festa contará com palco, iluminação, camarotes, banheiros químicos e mais espaços para barracas. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Gleirton Dias, todo um esquema de segurança foi montado para garantir o sucesso da festa. Haverá inclusive detectores de metais na entrada do evento.

Atrações

As noites de carnaval serão animadas pelas bandas Voa Voa, da Bahia, Skema Elétrico, Timbaleira e Prabalar. Na saída dos blocos a animação ficará por conta do trio Zuerinha, das bandas Pagodão S.A. e Elementar, que puxarão os blocos do Pólo de Lazer até a entrada do corredor da Folia. Por se tratar do maior evento carnavalesco da região, a organização do Carnaval estima um público ainda maior do que o de 2006, cuja média ficou em torno de 10 mil foliões por noite.

O prefeito Antônio Almeida, anfitrião da festa, disse estar otimista com a presença do público em Acopiara, a partir da noite de hoje. Antônio Almeida afirmou que mesmo o município enfrentando dificuldades financeiras, por causa das constantes quedas nas receitas, mas não poderia deixar de promover o evento que está se tornando tradição no município. É o terceiro ano consecutivo que o município promove a festa com grande porte.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar