Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Regional Cid Gomes inaugura adutora emergencial

Cid Gomes inaugura adutora emergencial

E-mail
Foto: Roberto Nunes
Joaqueim Cartacho, Cid Gomes, Antônio Almeida, Tião Mandú, Perboyre Diógenes e Ricardo Almeida
Na terça, 27/02, o governador do Estado, Cid Gomes, inaugurou ao lado do prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, a adutora que já está transpondo água do açude do ex-vereador Raimundo Morais, na localidade de Cambitos, para a estação de tratamento da Cagece, no centro da cidade. A solenidade aconteceu na praça da capela de São Francisco, na rua Quintino Cunha e contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes. Na comitiva do governador estavam também o diretor de operações da Cagece, Weber Araújo, o secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, Hélder Cortez e Marcelo Gutierrez, gerentes regional e local da Cagece, os deputados Dedé Teixeira, Perboyre Diógenes e Sarto Nogueira, e o secretário de governo, Ivo Gomes. Ao lado do prefeito estava o vice-prefeito Tião Mandu, o ex-deputado Ricardo Almeida, o secretário de Agricultura Luiz Gomes Lucas, outros secretários da administração e lideranças comunitárias.

Jeferson Paes de Andrade, prefeito de Catarina, o ex-vice-prefeito de Acopiara, Vilmar Félix Martins, o ex-prefeito Antônio Gaspar do Vale e o presidente da Câmara Municipal, Cícero Teixeira de Oliveira, junto com os vereadores, Simone Félix Vieira, Jourdan Teixeira Costa e Edílson Bezerra também prestigiaram a inauguração.

Weber Araújo enalteceu a parceria entre o município e o governo e disse que a obra vem suprir uma necessidade básica da população: o abastecimento d’água. O secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, lembrou que a adutora chega num momento emergencial e salientou que a obra definitiva para resolver o problema da falta d’água em Acopiara é a adutora do Trussu. O deputado Sarto Nogueira se pronunciou para agradecer ao governador a atenção dada ao município de Acopiara em face dos problemas enfrentados pela população com a falta d’água.

O prefeito Antônio Almeida, em nome da população, agradeceu ao governador Cid Gomes a parceria com a administração para a construção da adutora. O prefeito elogiou a prioridade do governador na construção da obra em tempo recorde. Segundo Antônio Almeida, mesmo o Estado enfrentando um período de contenção de gastos, o governador Cid Gomes foi sensível à questão da falta d’água no município e não hesitou em construir a obra juntamente com a prefeitura. Antônio Almeida aproveitou a ocasião para solicitar do governador Cid Gomes a parceria do governo estadual na construção da adutora do Trussu, obra que, segundo o prefeito, resolverá pelos próximos 40 anos o problema da falta d’água em Acopiara.

Generosidade

O governador Cid Gomes começou seu discurso dizendo que foi eleito por uma parcela de eleitores do Estado, mas que seu governo será direcionado para todos os cearenses, principalmente aqueles que têm menos. O governador lembrou a parceria com o município e ratificou o que já havia sido dito pelo prefeito Antônio Almeida e o secretário Joaquim Cartaxo, de que a obra para solucionar a questão do abastecimento do município é a adutora do Trussu. Segundo o governador, Acopiara não é o único município do Estado que sofre com problemas de abastecimento. Ele afirmou que vai trabalhar somando todos os esforços necessários para que o município tenha a tão esperada obra da adutora do Trussu. Cid Gomes fez questão de agradecer em público ao ex-vereador Raimundo Morais, presente também na solenidade, pela generosidade dele em doar a água do reservatório de sua propriedade para atender a população através da adutora.

Logo após a solenidade, Cid Gomes, Antônio Almeida e Joaquim Cartaxo acionaram simbolicamente as chaves do sistema de funcionamento da adutora. Em seguida fizeram uma visita à unidade de tratamento da água da Estação da Cagece.

A obra

A adutora foi construída numa extensão de cinco quilômetros e meio, partindo do açude de propriedade de Raimundo Morais, no sítio Cambitos, até a estação de tratamento da Cagece. Foi construída numa parceria entre o governo do Estado, a prefeitura de Acopiara, a Cogerh e a Cagece, e custou aos cofres do município e do Estado, recursos da ordem de R$ 333.178,89. Desde o dia 15 de fevereiro que a obra está operando com 100% de sua capacidade fazendo a água chegar em todos os pontos da sede, inclusive em bairros mais distantes como vila Esperança, Moreiras, Aroeiras e Martins.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar