Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Arquivos Regional Instituto Mandacaru ganha premiação

Instituto Mandacaru ganha premiação

E-mail
Foto:Divulgação
O prêmio foi conferido ao Instituto pelo trabalho social desenvolvido em prol das famílias carentes
A Organização Não Governamental Instituto Mandacaru, sediada na cidade de Cariús, foi uma das contempladas com o Prêmio Ceará Vida Melhor. Terça-feira, 10, aconteceu no auditório da Seplan (Cambeba) a seleção final do Prêmio Ceará Vida Melhor. 25 Ongs participaram da fase final. A seleção foi realizada por um júri composto pelo comitê gestor do prêmio. Integraram também representantes da Unicef e do terceiro setor.

Cada Ong nesta fase teve que fazer a apresentação de seus projetos sociais baseados nos seguintes critérios: qualidade das ações desenvolvidas, nível de impacto sobre os indicadores selecionados, grau de interação com o poder público, freqüência nos encontros de capacitação do prêmio e idéia  para  dar continuidade ao projeto, aplicando os recursos do prêmio.

O Instituto Mandacaru foi representado pela sua diretora, Luísa Angelica Sales, que apresentou as ações da Ong desde a sua fundação em 2003. Integraram a comitiva Laura Lopes Sales, coordenadora do projeto, e Louise Sales Parreira, voluntária. “O Instituto Mandacaru conquistou o 5º lugar entre as 25 Ongs participantes e pretende desenvolver o projeto linhas e renda, que é oficina comunitária de corte e costura e bordado a máquina”, explicou, bastante emocionada, Luisa Angélica. Ela ressaltou que o objetivo é ofertar a geração de trabalho e renda para as artesãs da Agrovila, zona rural de Cariús, Região de abrangência do Instituto Mandacaru.

Vendas e exportação

Com o Projeto Linhas e Renda, o Mandacaru pretende confeccionar peças artesanais para serem vendidas na Ceart (Central de Artesãos do Ceará) e exportar também os produtos para país como a França.

Também da Região Centro-Sul o Projeto Arte Criança, Ong sediada em Iguatu e dirigida por Cleodon de Oliveira, foi uns dos classificados entre as 15 Ong’s que ganharam o prêmio, pelo seu trabalho desenvolvido em Assaré com o Projeto O Canto do Patativa. Concorreram Ogn’s de várias cidades do interior do Estado. Associação de Ação e Cidadania Roque Silva Mota, Associação Comunitária do município de Tejuçuoca, Associação Beneficente Antonio Eufrásio Sobrinho, Associação Assentados Poço do Padre, Fundação Memorial Patativa do Assaré, Projeto Arte Criança, Associação Agentes de Saúde de Assaré, Associação Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz, Instituto Actus, Atelier de Costura Janet, Desenvolvimento Comunitário de Alagoinha, Instituto Mandacaru, Associação Comunitária Menino Jesus, Associação Comunitária de Contendas, Associação Apoio Comunitário de Granja, Associação Produtores de Cachaça de Alambique do Ceará, Liga de Proteção a Maternidade e Infância, Associação de artesãos Morauense, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, Associação Comunitária São Francisco – sítio Araçá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Reriutaba, Associação dos Agentes Comunitários de Jaguaretama, Associação Comunitária Santo Antônio, Associação dos Moradores de Nova Hidrolândia e Federação das Entidades de Classe de Salitre.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar