Grupo Os Caretas do Alto da Bonita seleciona integrantes

18/01/2020

Estão abertas as inscrições para quem deseja integrar o grupo cultural ‘Os Caretas do Alto da Bonita’. Interessados devem entrar em contato pelo número 88. 9922.5119 até amanhã, domingo, 19. O convite é extensivo para músicos, atores, ativistas culturais produtores, agentes culturais e simpatizantes das brincadeiras de tradição.

“Só pedimos que as pessoas interessadas tenham disponibilidade para ensaios e oficinas que acontecem aos fins de semanas e feriados, já as apresentações acontecerão alguns dias no período da Semana Santa, este ano”, ressaltou Michel Prudêncio, integrante do grupo fazendo o chamamento.

O grupo faz um trabalho de projeção parafolclórico que estuda e pratica a tradição dos caretas da Semana Santa. Em Iguatu, o grupo surgiu ano passado, a ideia dos amigos em fazer manter essa tradição cultural popular, que acontece com menos frequência em cidades do interior cearense. Os caretas quebram a rotina da cidade, invadem os bairros, o centro da cidade, fazendo barulho, costumam andar em bando e pedem doações seja em dinheiro ou alimentos, para o tradicional Sábado de Aleluia. “A ideia é manter essa tradição, mas de forma bem mais cultural como apresentações artística musical. Iniciamos as atividades em 2019, saímos em cortejo durante alguns dias da Semana Santa, desse trabalho foi montado uma exposição de artes visuais com fotografias, vestimentas, máscaras e instrumentos musicais com fotografias de autoria de Alexia Duarte, as máscaras desenvolvidas por Patrícia Gomes Mulé Colagista como também vestimentas e adereços utilizados pelo grupo”, comentou Prudêncio.

Origem

O grupo iniciou a partir de um processo iniciado pelo artista Michel Prudêncio, que pesquisa as tradições da região e com contribuição de Carlê Rodrigues, atriz, produtora cultural e pesquisadora da cultura. “O nome do grupo é uma referência ao antigo nome do Bairro Santo Antônio, local em que residiu a família Prudêncio com maestro Mano (in memoriam) e sua família. Foi uma maneira de homenagear o lugar e suas raízes”, destacou Carlê.

Em 2020, o grupo pretende ampliar o número de participantes e sua atuação na cidade onde já iniciaram os preparativos para o espetáculo deste ano. “Durante fins de semana e feriados serão realizadas rodas de conversa, grupos de estudo e um ateliê de produção das máscaras, roupas e adereços.

As pessoas interessadas em participar do elenco ou produção da temporada 2020 devem ter disponibilidade para as atividades de oficinas e produção, bem como durante a Semana Santa.

Doações e contato

Para dar sustentabilidade as suas ações e sua manutenção, o grupo necessita de doações, em dinheiro, serviços ou bens para que possam viabilizar aquisição de material de produção e demais custos da circulação do espetáculo. As pessoas, empresas, entidades interessadas em firmar parceria com o grupo podem entrar em contato, onde estaremos apresentando nossas propostas de parceria e contrapartida. “Vale destacar que as pessoas não pagam nada para participar do grupo. Somos todos voluntários”, concluiu Prudêncio.

O contato é pelo WhatsApp 88.9 99225119, ou no perfil do grupo na rede social Instagram @caretas_do_alto_da_bonita.

MAIS Notícias
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários

Um trecho da Av. Carlos Roberto Costa (Perimetral) ainda sem pavimento gera desconforto, e usuários reclamam pedindo a conclusão total das obras. É o único local da pista de rolamentos em toda Perimetral que falta finalizar com a colocação do piso com blocos de blocos...

Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento
Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento

O iguatuense Luís Henrique, 17, está no terceiro ano do ensino médio e tem se destacado por sua paixão pelo desenho. Desde criança, ele se encantou com os traços, inspirando-se nos desenhos que seu pai fazia e nas revistas em quadrinhos que lia. Contudo, foi durante o...

Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu
Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu

Os odontólogos de Iguatu estão em estado de greve desde o dia 17 de junho, reivindicando a implantação do piso salarial. A categoria, composta por 34 servidores, é a única da Atenção Básica que ainda não conquistou esse direito. “É um direito constitucional. Desde o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *