Missas e visita guiada integram a programação de finados

02/11/2019

Assim como nos anos anteriores, a expectativa da empresa que administra os cemitérios Parque da Saudade e Senhora Sant’Ana é que pelo menos cerca de vinte mil pessoas passem pelos dois locais durante todo o dia de hoje. Logo cedo da manhã, a partir das 5h, os portões já devem estar abertos à espera de familiares, curiosos e amigos que visitam os entes queridos já falecidos. Durante toda semana, os trabalhos de limpeza e organização dos espaços de convivência, jazigos e sepulturas foram acelerados.

Antecedendo o feriado de hoje, 02, de Finados, muitas pessoas têm o costume de ir ao cemitério. “A vinda aqui foi pra organizar o túmulo da família. Tenho enterrado aqui no cemitério velho meu esposo e dois filhos. Eu que perdi meu marido e dois filhos, nunca esqueço. A gente sempre recorda deles, um luto eterno. Esse momento aqui também é pra recordação, momentos vividos ao lado de pessoas queridas, já falecidas”, contou a aposentada Raimunda Luciano.

Quem também gosta de manter essa tradição e vem ao local orar e colocar arranjos com flores é Matildes Ferreira. “Gosto de manter essa tradição, venho aqui pelo menos uma vez no mês. Lavo o jazigo, demoro um pedacinho por aqui e vou pra casa. Um dia como o de finados venho mais cedo. Está muito quente, faço minha visita e volto logo”.

Túmulo de Maria Augusta, costumeiramente na data de Finados é um dos mais visitados

O Senhora Sant’Ana, cemitério mais antigo, que pertence à Paróquia da Igreja Matriz de Iguatu, passou a ser administrado recentemente pela mesma empresa que administra o Cemitério Municipal. O local vem passando por melhorias na estrutura física. Ganhou piso na rua central e iluminação moderna em led, bancos e arborizacão. As melhorias têm agradado os frequentadores. “Vale a pena a gente pagar e ver que o cemitério está bem cuidado. Acredito que com organização tudo melhora. Precisa dessa melhoria aqui mesmo. Está muito bom”, ressaltou dona Raimunda Luciano.

Renda extra

Há também quem aproveita a data para faturar uma renda extra. Francisco de Assis é fotografo, mas também, antecedendo o Dia de Finados, trabalha na restauração e confecção de novas lápides, pedras que são colocadas nas sepulturas. “Trabalho aqui o ano inteiro. As pessoas já conhecem meu trabalho, às vezes tem uma placa que precisa de reparo, outra que quebrou. Além de colocar só nome, querem fotos também em porcelana, isso a gente faz tudo. Mas infelizmente o pessoal só deixa para última hora. Pra dar de conta das encomendas, trabalhei até tarde da noite aqui. Mas deu certo”, comemorou o extra no bolso.

Hoje haverá celebrações de missas pela manhã a partir das 6h se estendendo nos períodos da tarde e noite nas duas capelas dos cemitérios, além de missas em todas as paróquias da Diocese de Iguatu.

Maria Augusta

No cemitério Senhora Sant’Ana, está sepultada também Maria Augusta. Como conta sua história, a jovem foi morta aos 12 anos de idade, no dia 23 de junho de 1963, pelo pai dela, que tentou abusá-la, mas ela resistiu e lutou até a morte. A jovem é considerada uma santa popular de Iguatu. Em cima da sepultura dela, são colocados muitos brinquedos e outros objetos como forma de agradecimento por graças alcançadas. É uma das sepulturas mais visitadas, durante o ano. Hoje acontece por volta das 16h uma celebração especial no túmulo dela, quando será recolocado a imagem da foto dela pelo padre Carlos Roberto Alencar. Uma comissão foi formada e está colhendo depoimentos e relatos de milagres por intercessão de Maria Augusta.

Caminho da Almas

“Desde pequeno que tenho contato com o cemitério e me mostraram o cemitério com essa lógica cultural e histórica da cidade. É lá que estão enterradas grandes figuras. Sempre tive vontade de fazer essa atividade e ano passado eu iniciei o projeto Caminho das Almas. Este ano vai acontecer a segunda edição. Essa visita guiada é para ter contato com as memórias, com a história da cidade, com as lendas. Essa coisa da memória coletiva”, destaca o músico, produtor cultura e idealizador do projeto Michel Prudêncio. Entre os túmulos visitados estão de figuras políticas, o da Maria Augusta, e do americano Eduard Francis, enterrado em Iguatu há mais de 40 anos.

Às 20h acontece um momento especial com show musical ao lado da antiga estação ferroviária, iluminada pela luz da fogueira. “Vai ser show bem intimista, de concentração. Faço solos, canto, converso como público. Isso faz parte das pesquisas artísticas e culturais sobre nossa cultura”, disse. Prudêncio ressaltou que o projeto conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Iguatu.

Francisco de Assis é fotógrafo, mas trabalha temporariamente na restauração da lápides no cemitério
MAIS Notícias
Iguatu ultrapassa 100 mil habitantes, segundo IBGE
Iguatu ultrapassa 100 mil habitantes, segundo IBGE

A cidade de Iguatu,  alcançou um marco significativo em 2024. De acordo com uma nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de 102.251 habitantes, representando aumento de 4,2% em relação ao número divulgado em...

Ave migratória é registrada em bando maior em Iguatu
Ave migratória é registrada em bando maior em Iguatu

“Eu acredito que é a evolução do animal, o tapicuru (Phimosus infuscatos) se adapta muito bem aos biomas e ambientes onde pode encontrar alimentação com fartura. Ele se adapta e fica. A primeira observação foi em junho de 2018 e de lá para cá eu venho acompanhando-os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *