Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Cartas 'A mulher do fluxo de sangue' (sangramento uterino anormal)

'A mulher do fluxo de sangue' (sangramento uterino anormal)

E-mail

“Grande multidão O seguia comprimindo-o. 25. Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26. e muito padecera à mão de muitos médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27. tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28. Porque dizia: se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada de seu flagelo. 30. Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? Marcos 5.25-31.

Uma das doenças que mais afligem a mulher nos nossos dias o Sangramento Uterino Anormal já de muito é reconhecida e a faz sofrer, como visto neste relato bíblico.

Os distúrbios menstruais são problemas que freqüentemente preocupam as mulheres. O sangramento uterino anormal, ou excessivo, é uma de suas formas, que pode acontecer pela alteração na quantidade, freqüência ou duração do fluxo menstrual. Em aproximadamente 25% dos casos, ele é causado por um problema orgânico e nos 75% restantes são distúrbios hormonais do sistema regulador endócrino.

Todo o mês o organismo da mulher, sob o efeito de diversas substâncias chamadas hormônios, libera o óvulo que será fecundado, ao mesmo tempo em que o interior do útero se prepara para receber o futuro embrião. Quando não se procede a gravidez, este preparo é desfeito ocorrendo a descamação da parte interna do útero, chamada endométrio, advindo a menstruação.

A mulher normal perde em média 40ml (25 a 70 ml) de sangue a cada menstruação, que deve durar de 2 a 7 dias com um intervalo entre cada de ciclo de 21 a 35 dias.

Normalmente, cada mulher apresenta um padrão de menstruação, durante toda a sua vida, e muito mais importante que a mudança nos padrões ditos de normalidade é a alteração nos seus próprios padrões. Quando durante a sua menstruação a mulher apresenta um sangramento vermelho vivo com coágulos pode ser um sinal de que o sangramento é anormal.

Uma das classificações conhecidas do sangramento uterino anormal é: Polimenorréia: freqüência menor que 21 dias; Oligomenorréia: freqüência maior ou igual a 35 dias: Hipomenorréia: fluxo diminuído: Menorragia/hipermenorréia: volume superior a 80 ml, duração maior que 7 dias; Metrorragia: sangramento com intervalos irregulares, mas freqüentes; Menometrorragia: sangramento prolongado com intervalos irregulares: Sangramento intermenstrual.

Várias são as causas do sangramento uterino anormal, desde alterações da glândula tireóide, fígado, sistema de coagulação, problemas relacionados à gravidez e aborto até miomas, pólipos e distúrbios hormonais.

O diagnóstico faz-se através de uma história clínica cuidadosa, exame minucioso da paciente e diversos meios auxiliares como exames de sangue para avaliações específicas, como do sistema de coagulação, tireóide etc... Até exames mais sofisticados como a ultra-sonografia, histeroscopia, Tomografia, Ressonância etc...

O tratamento será de acordo com a causa específica, variando desde a prescrição de medicamento até cirurgia para retirada do útero.

Mesmo nos dias de hoje, ainda existem casos que nós médicos não conseguimos chegar a um diagnóstico preciso, nem a um tratamento adequado, como no caso da mulher do relato bíblico, e nesses casos vale muito mais ainda “tocar na orla das vestes de Jesus”, que é o Médico dos médicos e o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Eliade Bezerra Duarte é Médico Ginecologista e Obstetra, Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente pela UECE

Comentários  

 
#13 liliam bento da silv 13-08-2012 09:14
Estou mestruada á 22 dias,não sei o que fazer....or favor me ajudem :cry: :cry: :cry:
Citar
 
 
#12 EVANGELISTA EZEQUIEL 24-03-2012 11:12
FRANCISCLÁUDIA ESTOU VENDO QUE SEU CASO PARECE MUITO COM DA MULHER QUE A BIBLIA RELATA QUE TINHA UM FLUXO DE SANGUE E QUE TINHA PADECIDO NAS MÃOS DE MUITOS MEDICOS E TAMBEM GASTADO TODO SEU DINHEIRO E NADA ADIANTOU ANTES A SUA DOENÇA ESTAVA PIORANDO.FOI AI QUE AQUELA MULHER OUVIU FALAR DE jesus e colocou um desejo de tocar nas vestes dele dizendo que ficaria cura da daquele mal,hoje voce pode tocar em jesus através da sua oração,creia que ainda que a suas possibilidades para solucionar este problema estejam esgotadas. eu sirvo a um Deus poderoso que pode te curar se voce crer no que eu estou te escrevendo diga eu recebo em nome de Jesus e receba em nome de Jesus a sua cura hoje mesmo.me mande o dia da sua cura pelo meu email.
Citar
 
 
#11 vanderlei 10-12-2011 22:27
A PAZ DO SENHOR para todos,eu creio que o risco que aquela mulher poderia ter a pesar de ja estar rejeitada pela sociedade,pois eles a tinha como impura,e tinha que esta fora do arraial,mas devido o sangramento ela perdendo tanto sangue poderia ter anemia como a colega ja disse,mas nisto tudo perca de sangue em excessivo pode causar anemia aguda.
Citar
 
 
#10 joelma 02-09-2011 13:36
ola sou a missionária joelma
amei o estudo interessante
gente!!!! alguem ouvir falar da saude da mulher???
minha vó foi parteira la de joazirinho
e passava pras mulheres a saude da mulher
é feito de ervas
quase toda as mulheres da minha familia toma
:roll:
Citar
 
 
#9 carlos fernando 06-04-2011 18:19
minha ex-mulher está com o fluxo de sangue continuo, ou seja, com a menstruação constante e sem intervalos ou intervalos muito pequenos. o que pode estar acontecendo com ela?
Citar
 
 
#8 ana paula 16-03-2011 23:19
olha o meu caso e diferente muito pouco que fico mestruada de 2 em 2 mes e muito pouco sou mae me quando tive bebe so vinha 1 semana
Citar
 
 
#7 Everton 18-01-2011 17:22
Gostei, mais gostaria de saber que risco a mulher do fluxo de sangue poderia ocorrer
Citar
 
 
#6 Daniele 19-08-2010 00:20
Adorei sua explicação!
E concordo com vc. Jesus o medico supremo! :lol:
Citar
 
 
#5 laila 11-08-2010 00:05
ola a 2 meses eu mestruei + de 40 dias se parar;resultado fui internada com anemia.fiz curetagem não acusou nada,curei a anemia,estou tomando pilula + não adianta continuo sangra do feito louca.alguem poderia me dizer q loucura e essa? me enviem um email como resposta.obrigada...
:-x :-x
Citar
 
 
#4 rosemeri 02-08-2010 14:46
gostaria de saber qual era o verdadeiro risco que corria a mulher do fluxo de sangue..devia a sua imensa perda de sangue durante 12 anos?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar