Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Cartas Igreja Presbiteriana do Brasil - 148 anos de História

Igreja Presbiteriana do Brasil - 148 anos de História

E-mail

No mês de agosto somos levados a reler a história dos primeiros passos do surgimento da Igreja Presbiteriana do Brasil. É mês de aniversário, das missões e de muitos festejos. Momento também para relembrar os valores que tem sido conservado ao longo da sua história.

  1. Somos cristãos históricos

A Igreja Presbiteriana nasceu durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, iniciado com Martinho Lutero, na Alemanha. A nascente Igreja Protestante ou Evangélica rompe definitivamente com a Igreja Católica Apostólica Romana. O movimento se espalha pela Europa através de outros reformadores. Na Escócia, através do João Knox, surge a Igreja Presbiteriana que se estabelece em outras partes do mundo.

Em 1647 a Igreja Presbiteriana elaborou a sua Confissão de Fé, chamada de Confissão de Fé de Westminster, e os seus Catecismos Maior e Breve, que expõem com clareza os fundamentos de sua Fé.

No Brasil chegou no dia 12 de agosto de 1859, pelo trabalho do jovem missionário norte-americano Asbhel Green Simonton.

  1. Somos bíblicos

A nossa única regra de fé e prática é a Bíblia como Palavra de Deus.

Cremos que há um único Deus, vivo e atuante, que subsiste em três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo – que são iguais em sua essência, e digno de todo louvor e adoração;

Cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez-se carne e viveu entre nós, morrendo na cruz por nossos pecados sendo, por isso, salvador de todo aquele que confia nele;

Cremos que após ser morto e sepultado, Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos e foi elevado aos céus;

Cremos que Jesus Cristo enviou o Espírito Santo para habitar naqueles que lhe pertence, seu povo escolhido, a sua Igreja;

Cremos que no fim desta era, que não sabemos quando se dará, Cristo retornará glorioso para levar os que são seus, julgar o mundo e estabelecer o seu Reino Eterno.

Cremos e celebramos os dois sacramentos instituídos por Jesus: Batismo e a Ceia do Senhor.

  1. Somos Presbiterianos

O nome “presbiteriano” vem do Novo Testamento, onde os líderes das igrejas eram chamados “presbíteros” (que quer dizer “anciãos”). Estes presbíteros são eleitos pelos membros da igreja para liderar e supervisionar a congregação. O grupo de presbíteros, que dirigem uma igreja, é chamado de Conselho, cujo presidente é o pastor da igreja, também eleito pelos membros. As igrejas presbiterianas que estejam localizadas relativamente próximas uma das outras não caminham isoladas, mas formam um Presbitério. Os diversos Presbitérios de uma região formam um Sínodo. A reunião de todos os Sínodos forma o Supremo Concílio ou Assembléia Geral.

  1. Somos participativos

Cremos que Deus tem uma grande missão para a Sua Igreja: ir ao mundo, fazer discípulos para Jesus e ensiná-los a seguir ao Senhor, como está em Mateus 28.18-20. O Senhor Jesus espera a participação de todos nesta obra, e não apenas dos líderes.

Devemos, portanto: 1) Ter uma vida de testemunho; 2) Pregar o Evangelho; 3) Fazer discípulos através do discipulado pessoal; 4) Realizar a obra missionária; 5) Fazer o trabalho social, atendendo aos necessitados, com a participação dos diáconos da igreja.

  1. Somos práticos

Por crermos que a Bíblia é a Palavra de Deus, cremos que ela pode e deve ser aplicada na vida diária. Por este motivo, os nossos cultos de adoração a Deus, nossa Escola Dominical e outras atividades buscam, através do estudo bíblico, aplicar a Bíblia, às situações de vida, no trabalho, na família, nos estudos, no lazer, etc. Através da aplicação da mensagem da Bíblia, outros serão desafiados a obedecer à Palavra de Deus.

O Senhor Jesus Cristo disse que o que vem a mim, de modo nenhum o lançará fora (Jo. 6.37). Com isto nós aprendemos que sempre há um lugar para nós ao lado de Cristo. Nossas igrejas estão abertas, pregando a Palavra de Deus, estudando-a para conhecermos o que Deus quer para nós, adorando ao Senhor de nossas Vidas e, vivendo e compartilhando o amor de Jesus. Há uma igreja Presbiteriana próximo a você. Visite-a. Você será sempre bem-vindo, em nome de Jesus! Nossos endereços em Iguatu são: Rua 15 de novembro, 522 - Centro e Rua Vereador Luiz Barreto, 323 - Brasília.

Adaptado pelo Rev. Tibério Barbosa de Lima,
Pastor da Igreja Presbiteriana Êxodo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar