Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Cidade Apae concede título Empresa Amiga da Apae

Apae concede título Empresa Amiga da Apae

E-mail
Foto: Wandenberg BelémA cada semana, pais de Iguatu e outras cidades da Região batem à porta da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) à procura de uma vaga com o intuito de oferecer uma educação qualificada para seus filhos especiais. Essa história vem se repetindo ao longo dos dez anos de criação da instituição filantrópica aqui no município. Em 1999, a instituição surgiu assistindo 45 estudantes; hoje já ultrapassa os 190.

A Apae Iguatu realiza mais uma edição da Semana Nacional do Excepcional. Atividades de lazer, entretenimento, ações culturais, e outros eventos integram essa programação que tem como tema “Quebre a resistência e tome uma atitude: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. Na noite da quarta-feira, 26, foi realizado a entrega dos títulos Amigo Eficiente às pessoas e autoridades que contribuem com o desenvolvimento da instituição assim com a comenda “Empresa Amiga da Apae”. Escola Modelo e a concessionária de veículos Icavel foram as contemplas pela parceria com a Apae iguatuense por terem nos seus quadros funcionais alunos portadores de necessidades especiais.

Para a diretora da Apae, Iêda Couras, essa é uma data muito importante que integra a programação da Semana Nacional do Excepcional, em que a entrega dos títulos e a comenda para empresas representa uma forma de agradecimento por tudo que é feito em prol dos alunos. “Esse é mais um momento lindo que realizamos aqui. Vemos nesses parceiros a maior fonte de manutenção da nossa Apae, porque sem o apoio da população, das empresas e dos governos não poderíamos realizar em tão pouco tempo tanta mudança na vida de nossos alunos. Esta noite somos mais uma vez gratos a todos sem distinção”, ressaltou a diretora da Apae Iguatu, Iêda Couras explicando que essas empresas foram contempladas porque são parceiras no sentido em que acolheram no seu quadro de funcionários alunos portadores de deficiência intelectual.

Na ocasião, o empresário Francinildo Gurgel (Icavel) esteve presente ao evento e recebeu das mãos do aluno e seu colaborador João Leite a comenda de Amigo Eficiente. Ele agradeceu a intenção da unidade apaeana reafirmando a parceira e ressaltando o trabalho que é desenvolvido em prol da melhoria da qualidade de vidas das pessoas que sofrem de deficiência intelectual.

A educadora Lilia Pontes, da Escola Modelo, empresa também contemplada, falou um pouco da boa atuação do jovem Dejanilson Oliveira, como funcionário da escola. Ela trouxe os votos de agradecimentos de todos da escola falando da importância da Apae para o município.

O prefeito Agenor Neto, um dos parceiros da instituição apaena, foi representado pelo chefe de gabinete Teognis Florentino, quando recebeu o titulo Amigo Eficiente. Na ocasião Florentino, reafirmou os laços de parceria que a prefeitura de Iguatu através de várias secretarias tem com a Apae, onde tem como principal objetivo ofertar e garantir mais qualidade de vida para os alunos especiais da cidade.

VIII Olimpíada Estadual das Apaes

Vinte quatro atletas da Apae Iguatu estarão compondo a delegação que vai até a capital do Estado, para participarem da VIII Olimpíadas das Apaes que acontece durante este final de semana em Fortaleza. Os alunos estarão competindo nas categorias de futsal, atletismo e natação, masculino e feminino. De acordo com o coordenador de esporte da Apae, professor Cleonilton Mulato as expectativas são boas para devido ao bom desempenho que eles têm tido nas últimas competições que participaram, assim como os treinos diários que realizam na busca de uma qualificação física melhor. “Treinamos forte, para essas olimpíadas, assim como fomos bem na fase regional esperamos trazer bons resultados de Fortaleza. Os meninos sabem a responsabilidade deles. Eles são capazes e tem chances de competirem com qualquer outra pessoa, devido ao treinamento que eles vêm fazendo”, ressaltou o professor confiante num bom número na conquista de medalhas. “Se fizermos uma breve retrospectiva da participação da Apae Iguatu na Olimpíadas Estadual, temos oito troféus e dezenas de medalhas. Mas nossa maior conquista é a classificação para a etapa nacional, como já aconteceu em 2004 quando estivemos em Goiânia e 06 na cidade de Araraquara em São Paulo. E esperamos ir agora em novembro para Mato Grosso do Sul, levar o nome da nossa Apae e divulgar Iguatu ainda mais para o Brasil. Desde já agradecemos o apoio de todos indistintamente. Muitas pessoas conhecem o nosso trabalho, mas precisamos de um envolvimento mais participativo da sociedade, que eles estejam mais presente na nossa instituição”, concluiu o professor.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar