Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Cidade 180 mil pessoas passaram pelo Iguatu Festeiro

180 mil pessoas passaram pelo Iguatu Festeiro

E-mail
Foto: Wandenberg BelémEm uma semana de realização do evento Iguatu Festeiro, cerca de 180 mil pessoas acompanharam toda movimentação do Festival de Quadrilha fora de época. É o que informa a coordenação do evento.

Famílias de Iguatu e toda a região visitaram os estandes artesanais, a réplica da casa de Patativa de Assaré, cantaram e se emocionaram com as apresentações de vários grupos de quadrilhas juninas, dançaram todas as noites com o som de bandas de forró, tudo com entrada gratuita.

No sábado, 22, os filhos de Patativa de Assaré estiveram presentes na abertura do festival e se emocionaram com toda a homenagem realizada ao pai no seu centenário. “Nosso pai já foi homenageado em muitos locais, mas uma festa como esta desse tamanho nunca o nosso Patativa teve esse carinho desta forma”, disse Geraldo Gonçalves.

Os cantores Ítalo e Reno falaram sobre a alegria de participar do evento. “Abrir o evento com a nossa arte e participar de um momento tão belo, que é a homenagem ao Patativa de Assaré, é algo que está marcado para sempre em nossas vidas”, disseram os cantores.

Para a vocalista da Banda Saia Rodada, Natália, o Iguatu Festeiro é um evento que está marcado para sempre no coração dos cearenses. “Sentimos a vibração do povo e a organização que a festa possui. Ficamos felizes em cantar para todos e queremos voltar a este evento que já está no calendário de festas do Ceará”, destacou.

Vários ambulantes estão comemorando o grande número de vendas de bebidas e alimentos. “O movimento está maravilhoso. Tínhamos uma expectativa de um certo faturamento, mas estamos percebendo que até o final do evento vamos chegar e ultrapassar o que estava previsto”, disse a vendedora Juliana Martins.

As quadrilhas juninas estão surpreendendo a todos pelo alto nível das apresentações. “Elas estão se aprimorando, as melhores de todos os estados que estão participando estão aqui e já estamos com propostas de mais quadrilhas juninas que pretendem participar no próximo ano”, disse a Secretária de Cultura, Diana Mendonça.

“Estamos felizes em ter participado de um evento tão importante, vinhemos de Roraima e já sabíamos sobre a fama de um povo receptivo que é o iguatuense, pois amigos pela internet sempre nos avisavam sobre as inscrições para o evento e realmente é um sucesso. Agradeço a todos e parabenizo pela organização e cidade”, disse Sérgio Soares, coordenador da quadrilha junina Eita junino.

O resultado final que apresentará as vencedoras acontece hoje à noite.
Hoje será a apresentação da cantora Daniela Mercury. “Adoro os festejos juninos. A base da nossa música vem deste galope que existe no forró e estou ansiosa em participar de um momento tão rico da nossa cultura e fazer esta homenagem ao nosso ícone, o Patativa do Assaré. Vamos levar muita música do nosso Nordeste que é a nossa cara e contamos com a presença de todos”, disse a cantora.

“É um grande evento e vamos trabalhar para que cresça ainda mais e que possamos levar a nossa cultura, o nome da nossa cidade para todo o nosso país. Este ano foram onze estados que participaram com suas quadrilhas juninas, para o próximo ano estamos prevendo um aumento de participação”, disse Demir Amorim, coordenador do evento.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar