Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Política População conhece novos eleitos do último pleito

População conhece novos eleitos do último pleito

E-mail
Com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, através dos Tribunais Regionais Eleitorais, as populações das cidades conheceram os eleitos para as prefeituras e as câmaras municipais. Os novos mandatos, que se iniciam a partir de 1º de janeiro, desenham um novo cenário político-administrativo na Região e no Estado.

Alguns municípios das regiões do Sertão Central e Cariri-Oeste, como é o caso de Saboeiro, Icó, Quixadá, Piquet Carneiro, Cariús, Jucás, Solonópoles, Cedro e Quixelô, tiveram novos prefeitos eleitos.

Em Jucás, Helânio Facundo (PCdoB) venceu seu opositor com uma diferença de apenas 8 votos, 6.994 contra 6.986. Foi a menor vantagem das eleições para prefeito num raio de pelo menos 50 cidades da Região. Uma das vitórias mais folgadas foi a Agenor Neto (PMDB), em Iguatu, que venceu a candidata Mirian Sobreira (PSB) com uma diferença de 12.025 votos, 30.573 contra 18.548.

As maiores surpresas da eleição foram as vitórias de Gilvan Oliveira (PR), em Cariús, e Dr. Marcone Ferraz (PSDB), em Saboeiro. O prefeito de Cariús, Pedro Leandro Neto (PRB), tropeçou na reeleição e não conseguiu manter-se no cargo. O mesmo aconteceu com Fátima Diógenes (PMDB), em Saboeiro. Ela é esposa do atual deputado estadual, Perboyre Diógenes (PSL). Ele está no comando desde 1992, quando derrubou do poder outro cacique da política local, Filúvio Nocrato Soares.

Fotos:J.GuedesMaioria dos prefeitos se reelege

No caminho da reeleição para mais quatro anos de mandato, a grande maioria dos gestores que foram candidatos conseguiram se reeleger. Antônio Almeida (PTB), em Acopiara, vai para seu terceiro mandato como gestor do município. Ele já foi prefeito no período de 1993 a 1996. Antônio Almeida, mesmo tendo mergulhado numa das disputas mais acirradas venceu a disputa contra Vilmar Félix (PMDB).

Agenor Neto, em Iguatu, não encontrou dificuldades para vencer Mirian Sobreira, principal nome escolhido pela oposição, além de outros três candidatos, Willame Felipe (PT), Marcos Correia Lima (PSL) e Francilene Cândido (PSOL). Agenor anseia fortalecer-se em nível de Região e de Estado e trabalhou para somar forças também junto aos candidatos de outros municípios, solidificando uma base eleitoral futura.

Em Deputado Irapuan Pinheiro, o atual prefeito Claudenilton Pinheiro (PSDB) venceu a candidata da oposição Ednea Holanda (PDT). Foi uma das vitórias mais expressivas em termos de números. Ele recebeu uma votação de 3.508 votos, 66,81% dos válidos, contra 1.743 de Ednea, 33,19% dos votos válidos.

 

Claudenilton, que vai para seu terceiro mandato no município, sai fortalecido da eleição e se firma como a maior liderança política da história de Deputado Irapuan Pinheiro. É o prefeito mais jovem do Estado do Ceará a alcançar um terceiro mandato na política cearense.

Jefferson Paes de Andrade (PMDB), no município de Catarina, não teve dificuldades para se reeleger. Ele disputou com o ex-deputado estadual Ricardo Almeida (PT). Jefferson faz parte do grupo político de outros dois ex-prefeitos, Frutuoso Rodrigues e Lamartine (pai e filho). Frutuoso, que foi eleito vice-prefeito junto com Jefferson, está no comando da política de Catarina há 40 anos. Jefferson Paes de Andrade vai governar Catarina pela segunda vez.

Já Willame Alencar (PSDB), prefeito de Mombaça conseguiu se reeleger para o segundo mandato. Ele venceu o médico Nelson Benevides (PSB), que também já foi prefeito do município. Nelson tinha como vice-prefeito, Roberto Castro, filho de Valdomiro Távora, ex-prefeito e líder na região. Mesmo assim, o prefeito Willame, e acabou triunfando ao vencer a segunda eleição para o executivo do município.

Outros prefeitos que conseguiram se reeleger no Sertão Central foram Edmilson Júnior (PSDB), em Quixeramobim, Cláudio Dias, (Milhã), Antônio Góis, (Pedra Branca), Antônio Teixeira (PT), (Senador Pompeu).

Os prefeitos reeleitos já fazem planos para as novas gestões, apontando as principais prioridades que estarão nos projetos e programas de governo a partir de 1º de janeiro de 2009. Eles também buscam alianças com os governos, no sentido de buscar apoio para projetos administrativos de médio e grande porte, principalmente na realização de obras de infra-estrutura nos municípios.

Pela primeira vez, prefeitos

As eleições de 2008 não trouxeram apenas os que se reelegeram. A vez também é daqueles que vão governar pela primeira vez. Neste time estão Gilvan de Oliveira, eleito para administrar o município de Cariús.

Ele tem como vice-prefeito o jovem advogado Francisco José Palácio. Gilvan pode não reunir ainda a bagagem de administrador, mas é filho de um experiente político, Luiz de Sóter, que já foi prefeito de Cariús, por três vezes. Certamente não lhe faltará apoio do pai nas orientações que ele vai precisar para conduzir o próximo governo.

O município de Piquet Carneiro também terá novo prefeito a partir de 1º de janeiro. Expedito José do Nascimento. Ele já militou pelo legislativo, foi até bem pouco tempo secretário de Agricultura do município. O novo prefeito não estará sozinho. Ele terá o suporte do gestor atual, o médico Alcy Pinheiro, que está concluindo seu terceiro mandato de prefeito no município.

Em Saboeiro, município da Região Cariri-Oeste, um novo personagem surge no meio político como prefeito eleito. É o engenheiro Marcondes Ferraz. Ele venceu as eleições e vai governar o município nos próximos quatro anos. Engenheiro civil e funcionário do Dert - Departamento de Estradas e Rodagens, Marcondes Ferraz tem a missão de realizar projetos e programas para ajudar a melhorar a qualidade de vida das famílias de um dos municípios mais pobres da Região, onde a população amarga índices elevados de analfabetismo, desemprego e moradia.

Icó, um dos municípios mais importantes do Vale do Salgado, será administrado por Marcos Nunes. Novo na política, ele é filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual, Oriel Nunes. Neto Nunes, outro filho de Oriel, atualmente ocupando vaga de deputado estadual na Assembléia Legislativa, também já governou o município.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar