Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Política Municípios têm novos prefeitos empossados para a gestão 2009/2012

Municípios têm novos prefeitos empossados para a gestão 2009/2012

E-mail
Foto:J.GuedesOs municípios do Centro-Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Inhamuns empossaram na quinta, 01/01, os prefeitos que assumiram mandato para os governos que começam agora e prosseguem até dezembro de 2012. Em algumas cidades, gestores que assumem pela primeira vez. Em outras, prefeitos reeleitos para mais um mandato. É o caso do município de Iguatu, onde o prefeito Agenor Neto (PMDB), reeleito em 2008, foi empossado para o segundo mandato, ao lado do vice-prefeito João Alencar Oliveira. Já no município de Quixelô, assumiu o novo administrador, Gilson José de Oliveira (PSB), tendo como vice Zé Simão (PCdoB). Em Acopiara, Antônio Almeida (PTB) assumiu o terceiro mandato à frente da prefeitura. Ele já tinha governado o município de 1993/1996. Foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. O vice de Almeida é o advogado Tião Mandu (PT), mesmo companheiro de chapa de 2004. Antônio Almeida já entrou para a história do municipio como o prefeito eleito três vezes e o primeiro a ser reeleito.

Em Mombaça, Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro, no Sertão Central, os novos e atuais gestores também foram empossados. No município de Deputado Irapuan Pinheiro, o prefeito reeleito Claudenilton Pinheiro (PSDB) tornou-se um dos prefeitos mais jovens do Brasil, ao assumir, aos 40 anos de idade um terceiro mandato de prefeito. Ele já havia governado o município na gestão de 1993/1996. Foi eleito novamente em 2004 e reeleito em 2008. Antes de ser prefeito, Claudenilton Pinheiro foi vereador por um mandato. O município de Piquet Carneiro tem prefeito estreante. É o técnico agrícola Expedito José do Nascimento (PSDB). Ele assume em lugar do ex-prefeito Alcy Pinheiro que encerrou um ciclo de três mandatos (1989/1992/2001/2004/2005/2008).

No município de Mombaça, o prefeito Wilame Alencar (PSDB) tomou posse na Câmara Municipal para o segundo mandato. Ex-vereador do município, liderança revelada no meio estudantil, Wilame conseguiu derrotar lideranças históricas da política local, como o ex-prefeito Valdomiro Távora, que pela segunda vez tentou intruzir seu filho na política, candidato a vice na chapa do médico e ex-prefeito Nelson Benevides, contudo sem êxito.

Em Senador Pompeu, o prefeito reeleito, Antônio Teixeira (PT) também tomou posse para o segundo mandato. Teixeira, eleito em 2004 amargou índices indesejáveis de popularidade no meio do primeiro mandato. Mas conseguiu reverter a situação a seu favor e foi reeleito derrotando também nomes de expressão da política daquele município. No município de Milhã, um dos menores municípios do Sertão Central, o prefeito reeleito Cláudio Dias ‘Cláudio da Farmácia’, tomou posse na Câmara Municipal e vai governar por mais quatro anos. O prefeito Antônio Goes (PSDB), do município de Pedra Branca foi outro gestor reeleito que vai administrar seu município por mais um mandato.

Em Saboeiro, no Cariri-Oeste, assumiu pela primeira vez a Prefeitura, o engenheiro civil, Dr. Marcone Ferraz. Ele derrotou nas eleições de outubro, a prefeita Fátima Diógenes, esposa do deputado estadual Perboyre Diógenes. Perboyre estava no poder em Saboeiro há 18 anos, desde 1993, quando derrotou outra liderança histórica, o ex-prefeito Filúvio Nocrato.

O médico Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, prefeito reeleito do município de Catarina foi empossado pela Câmara Municipal para o segundo mandato. Jefferson tem como companheiro de administração, um veterano nome da política daquele município, Frutuoso Rodrigues, que já foi prefeito por três mandatos, a esposa dele, Celina Rodrigues foi prefeita duas vezes e o filho, Lamartine Rodrigues, foi prefeito por dois mandatos (1997/2000/2001/2004). Jefferson Paes de Andrade foi eleito em 2004 e reeleito em 2008. Frutuoso Rodrigues, de sua geração política que inclui, nomes como Luiz Aires (Piquet Carneiro) - in memorian – Filúvio Nocrato (Saboeiro), José Facundo Filho (Jucás) - in memorian - é o único a continuar no poder numa trajetória que dura mais de 40 anos.

No município de Cedro, outro veterano da política local volta ao poder. O ex-prefeito e ex-deputado estadual, João Viana foi empossado para a gestão 2009/2012. Em Icó, Marcos Nunes tomou posse como prefeito do município. Ele é filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Oriel Nunes, irmão de outro ex-prefeito e atual deputado, Neto Nunes. É a primeira vez que Marcos Nunes vai administrar Icó. No município de Orós, a prefeita Fátima Maciel Bezerra (PP) tomou posse para o segundo mandato à frente da Prefeitura.

Em Lavras da Mangabeira, a prefeita Dena Oliveira (PMDB) assumiu o segundo mandato. Ela foi reeleita nas eleições de 2008 e tomou posse na Câmara municipal. Dena é irmã do deputado federal, ex-Ministro das Comunicações e atual presidente do PMDB do Ceará, Eunício Oliveira.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar