Jornal A Praça - O Jornal de Iguatu

Você está aqui: Notícias Política AL discute projeto para definir campanha nas escolas públicas

AL discute projeto para definir campanha nas escolas públicas

E-mail
A dengue é uma doença que assola todo o Ceará, seja na capital ou nos municípios do interior do Estado. Segundo números da Secretaria da Saúde do Ceará, em 2008 foram registrados 44.162 casos da doença no Ceará. A Assembléia Legislativa tem um projeto em tramitação para ampliar a campanha contra a dengue. A idéia é fazer com os estudantes das escolas públicas possam ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Por iniciativa do deputado Welington Landim (PSB), um projeto propõe a instituição de uma campanha permanente contra a dengue nas escolas da rede pública de ensino do Estado do Ceará. O líder do bloco PSB/PT/PMDB avalia que o adolescente é um atalho para a conscientização dos familiares adultos com relação ao combate aos focos do mosquito. Em 2008, o Ceará viveu sua segunda maior epidemia de dengue.

Pelo que está no projeto, as escolas da rede pública estadual ficam obrigadas a realizar atividades educativas e lúdicas com os alunos para orientação e prevenção contra a doença. “O envolvimento dos estudantes, professores e servidores das escolas, além de garantir que as lições sejam levadas para dentro de casa, contribui para a formação cidadã”, disse o deputado Wellington Landim.

Só em Fortaleza, no ano passado, a Secretaria de Saúde do Município contabilizou cerca de 37 mil casos. Segundo os dados, foram 11 óbitos por dengue hemorrágica em Fortaleza. A capital terminou o ano liderando os registros. “Nunca é demais reforçar as ações de prevenção que devem ser tomadas a fim de barrar o aumento do número de casos de dengue”, reforçou Landim.

A participação da família no combate à doença é apontada como fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Isto porque os cuidados para evitar a presença do mosquito transmissor precisam ser tomados por todos em casa. E o convencimento dos vizinhos da rua também é essencial para que a campanha obtenha êxito.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar