Com a volta às aulas em Iguatu, a Policia Militar, por meio do 10º BPM está implantando o Grupo de Segurança Escolar (GSE), que tem como um dos objetivos intensificar o policiamento nas unidades de ensino do município tanto da rede pública, privada, faculdades, instituições que desenvolvem atividades de ensino. A patrulha exclusiva para esse programa já circula por locais em que as aulas iniciaram. O lançamento será nos próximos dias, com data a ser divulgada pelo comando da PM.
A patrulha vai circular com duas duplas de policiais por turnos, o primeiro das 6h às 14h e outro das 14h às 22h, com militares presentes nas entradas e saídas das escolas, seguindo um calendário de visitação diária, além de visitas às unidades educacionais e intervenção em caso de necessidade. O comando do Batalhão está apresentando o programa aos núcleos gestores das escolas, assim como também já foi apresentado na Secretaria da Educação.
O encontro com representantes da educação aconteceu na quinta-feira, 6, com o comandante do 10ºBPM, tenente coronel Oliveira, que realizou a apresentação do GSE, e o efetivo seleto que são policiais com perfil que atendem muito bem o programa. Durante o encontro, foram apresentadas também as ações desenvolvidas pelo PROERD à secretária Natália Bastos, que parabenizou a atuação da PM, que, segundo ela, reforça os cuidados e a prevenção com a classe estudantil, com mais esse reforço voltado para segurança pública.
PROERD
A polícia Militar do Ceará atua com o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) há 15 anos na Área Operacional do 10ºBPM, agora o GSE, iniciando a princípio na área da 1ªCIA/10ºBPM em Iguatu. O objetivo do programa é atender instituições educacionais nos três turnos de aulas, garantindo uma maior sensação de segurança especificamente ao público alvo do programa.
Prevenção e mediação
O papel do GSE é o policiamento preventivo e de proximidade com a comunidade. Esse tipo de policiamento tem foco na prevenção, na mediação e no acompanhamento da segurança de toda a comunidade escolar, isto é, alunos, professores, coordenadores, pais e familiares. Assim, qualquer tipo de demanda, como ameaças, conflitos escolares, qualquer desordem que de alguma forma afete a qualidade de vida das pessoas, o GSE é acionado e realiza uma intervenção mais qualificada para atender essas situações que exigem uma atuação mais precisa da Polícia Militar.
0 comentários