Diante do grande fluxo nas áreas comerciais, por conta das compras de Natal e de passagem de ano, faz-se necessário intensificar as investidas policiais nessa área, visando coibir a criminalidade e limitar a ação criminosa, em especial, os crimes contra o patrimônio. Pensando nisso, foi lançada na segunda-feira, 15, a Operação Final de Ano Seguro.
As ações serão voltadas prioritariamente ao caráter preventivo, de modo a inibir a prática de delitos. A atuação se dará com pontos bases como Praça da matriz, Praça da Caixa Econômica, mercado público, rodoviária, malha central e corredores bancários de Iguatu. A Polícia Militar com frações do 10º BPM intensificará o policiamento ostensivo na área de responsabilidade do 4º CRPM/ CPI Sul.
A operação segue até o dia 04 de janeiro de 2021. Na área do quadrilátero central, além de policiais militares, demais forças de segurança se fazem presentes. O Poder Judiciário, Ministério Público, Guarda Municipal, Demutran, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e SAMU integram o Sistema de Segurança Pública. “Estamos nessa luta a fim de coibir e prevenir os crimes que ocorrem nesse período”, destacou o tenente-coronel Willian Oliveira, comandante do 10º BPM.
Cerca de 12 militares foram acrescidos ao efetivo diário. A presença das forças de segurança dá uma sensação maior de tranquilidade. “Muito bom. Eu que sou comerciante acredito que a medida não seja boa só para o empresariado, mas para a clientela também que se sente mais confortável em vir para o centro”, disse Jean Assunção.
Covid-19
A Polícia Militar terá papel fundamental nas ações de enfrentamento à pandemia no objetivo de intensificar a fiscalização nos estabelecimentos, com base nos decretos estaduais de prevenção e controle da Covid-19. O risco da transmissão em eventos com aglomeração é bem maior, principalmente com pessoas aglomeradas sem fazer uso de máscaras. A fiscalização visa proteger as pessoas vulneráveis, que são as mais acometidas em casos de óbitos.
O decreto em vigor do Governo do Estado do Ceará estabelece regras para realização de eventos e prestação de serviços no Natal e réveillon começou a valer na terça-feira (15). Até 4 de janeiro, estabelecimentos poderão funcionar até 23h, festas estão proibidas, e celebrações em residências devem ter no máximo 15 pessoas.
Viaturas
No último final de semana, o comando local teve a pane mecânica de três viaturas. O fato comprometeu o efetivo e os trabalhos da PM na cidade. Mas na segunda-feira, 14, o comando enviou 11 novas viaturas que substituíram as atuais com alta quilometragem. Os veículos ajudarão no enfrentamento à violência na área do 10º BPM. O anúncio foi feito pelo comandante local.
0 comentários