O mês de maio marca uma data importante para a Ordem DeMolay na cidade de Iguatu, com a comemoração, no dia 26, dos 25 anos de instalação do Capítulo “Cidade Iguatu” Nº279, entidade paramaçônica, voltada para os meninos entre 12 e 21 anos. Como parte de seus objetivos e ensinamentos, a entidade contribui com diversas atividades filantrópicas no município.
Ao longo desses 25 anos, vários maçons acompanharam as atividades dessa instituição, sendo que, atualmente, maçons que já foram DeMolays ativos assumem esse cargo de muita responsabilidade e dedicação, caso atual do Maçom e Sênior DeMolay Pedro Holanda Filho.
Em toda sua história, mais de 250 jovens iniciaram em suas fileiras e muitos trabalhos filantrópicos foram realizados em prol da comunidade carente de Iguatu, tais como campanhas solidárias de distribuição de alimentos, materiais escolares, brinquedos entre outros, como também a realização de eventos que promova a conscientização social.
Dentre as atividades da Ordem, foram organizados quatro Congressos Cearenses, Fundação e Instalação de vários Capítulos do estado do Ceará e participações em diversos congressos estaduais e nacionais. Durante esse tempo, o Capítulo já teve à frente 41 Mestres Conselheiros, estando na sua 48ª gestão, liderada pelos DeMolay’s, Bruno Vinicius de Carvalho (Mestre Conselheiro), Rian Cézar Vieira Lucena (1º Conselheiro) e Pedro Henrique Guedes Alves (2º Conselheiro).
Marco histórico
A fundação da Ordem DeMolay de Iguatu foi um marco da história da maçonaria iguatuense e presenciada na época por mais de 250 convidados, de vários capítulos de outros estados do Nordeste, oportunidade na qual iniciaram 25 jovens. “Dois anos antes em 1994, vários jovens foram orientados por maçons e DeMolay’s do da Cidade de Cajazeiras-PB, iniciamos o trabalho de esclarecimento união fraternal. Os jovens iguatuenses, futuros DeMolay’s, com um ardo trabalho de arrecadação de fundos que tornaram possíveis os sonhos de muitos jovens realidade, por muito tempo acalentado por maçons da Loja Deus e Liberdade”, contou Gleuberton Cartaxo, Sênior DeMolay e membro da Loja maçônica Deus e Liberdade.
A primeira gestão foi liderada pelos jovens Francisco de Assis Filho, como Mestre Conselheiro, Nelson Leal Alencar (1º Conselheiro) e Vladimir Primo de Sousa (2º Conselheiro). O primeiro Presidente do Conselho Consultivo (maçom responsável por acompanhar as atividades realizadas pelo capítulo DeMolay) foi Vandeilton Ferreira de Souza.
“São 25 anos de dedicação, formando uma liderança juvenil em nossa cidade, tendo vários DeMolays formados nas mais diversas áreas acadêmicas, responsáveis pela ciência, economia e política em nosso estado e estados vizinhos, junto à sociedade e à família maçônica, agradecendo a todas as pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente à Ordem DeMolay em Iguatu, rogando ao Pai Celestial que dê forças para que estes jovens continuem com brilhantismo nessa grande jornada”, finalizou Cartaxo.
História
A Ordem DeMolay é uma organização para jovens do sexo masculino entre 12 e 21 anos incompletos. A entidade se orgulha de ser uma escola iniciática fraternal de milhões de membros em vários países do mundo. Sua fundação em 1919, nos Estados Unidos da América, pelo maçom Frank Shermann Land. O nome DeMolay é uma homenagem ao último Grão Mestre dos Templários Jacques DeMolay. De seu exemplo, a Ordem DeMolay aprendeu as lições de Honestidade, de Lealdade e de Amor Fraterno e, dessa forma, em memória dessa liderança medieval, é procurada entre eles no dia a dia as Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
0 comentários