Casos ativos de Covid-19 em Iguatu chegam ao menor número no ano

07/08/2021

As últimas cinco semanas epidemiológicas, período correspondido entre os dias 05 de julho a 06 de agosto deste ano, apresentam queda nos registros de novas infecções pela Covid-19, na cidade de Iguatu. Este é o declínio consecutivo mais longo desde o início do ano. Os dados são da Secretaria da Saúde (Sesa) do município.

O pico de registros ativos ou pessoas infectadas em simultâneos ocorreu em 14 de junho com cerca de 1.511 casos de infecção. De lá para, cá o número apresentou uma baixa de mais de 400%. Hoje há cerca de 264 infecções, números jamais vistos desde junho de 2020.

As autoridades de vigilância em saúde de Iguatu avaliam que a melhora nos indicadores está atrelada a uma soma de fatores, que vão desde o controle no fluxo social – viabilizado pelas medidas de restrições preconizadas nos decretos Estadual – e ao avanço da imunização.

“Os registros diários de casos de Covid-19 têm sido raros nos últimos dias”, aponta o secretário da Saúde de Iguatu, Fernando Fernandes. A cada 100 exames para diagnóstico do vírus, seis são positivos. A ideia do que “pior já passou”, no que se refere à curva da pandemia no Iguatu leva a crer que há uma considerável estabilização. O momento, conforme o titular, serve para possibilidade de monitoramento principalmente de eventuais variações virais. “Em lugares com taxa de vacinação muito baixa, a variante tem se tornado altamente contagiosa. Em locais onde a taxa de vacinação é alta, principalmente a vacinação completa, isso tem sido menos importante”, concluiu.

Cuidados

Apesar da expressiva melhora no cenário, ressalta-se que não se deve “baixar a guarda” devido à possibilidade do surgimento de novas variantes. A manutenção das medidas não farmacológicas ainda se faz necessária. “Ainda é importante o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social – até que ocorra a imunização de rebanho, isto é, quando mais de 80% da população esteja imunizada com as duas doses ou dose única, como é o caso do imunobiológico da Janssen. Por isso a orientação é que quando chegam lotes de imunizantes, a aplicação ocorra de forma imediata”, afirmou.

A pasta da saúde informa que 58% da população adulta já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Ao todo, mais de 47.000 pessoas já foram vacinadas em Iguatu.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *