Em Iguatu, profissionais da saúde estão recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Nessa primeira fase da campanha de vacinação emergencial, 2.646 pessoas público-alvo da campanha foram imunizadas, até ontem, dia 19, de acordo com dados da Secretaria de Saúde local.
No auditório do Hospital Regional de Iguatu, no Bairro Esplanada, foi montado um posto de vacinação. “Inicialmente iniciamos a vacinação com os profissionais que estão atuando em enfermaria e UTI Covid, dos hospitais públicos, particulares e filantrópicos aqui do município. Os profissionais que estão atuando nas UPAs, SAMU, os vacinadores, do Centro de Coleta e Testagem Covid, também foram beneficiados na primeira e segunda remessa”, afirmou a coordenadora de Imunização, Edimira Assunção.
Idosos
Em relação aos idosos, no município são pouco mais de 4.400 pessoas público-alvo dessa campanha, acima de 75 anos de idade. Mas o município recebeu apenas 12% da vacina para imunizar esse público e espera nova remessa para vacinar os demais que ainda faltam. “Os idosos a partir de 75 anos de idade fazem parte dessa campanha, no dia 26 de janeiro, recebemos a primeira remessa referente ao público-alvo de idosos. Iniciamos com os idosos a partir de 75 anos os acamados e idosos a partir de 90 anos de idade. Nós já finalizamos o estoque de doses, estamos aguardando as próximas remessas para dar continuidade à campanha”, pontuou a coordenadora.
Os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19 dizem que após receber a dose da vacina, a sensação para eles é de poder trabalhar com mais segurança. “De uma certa forma a gente se sente um pouco mais seguro por estar diretamente no SAMU, atendendo casos de Covid, suspeitos, pessoas graves, menos graves. Também estou no isolamento do HRI e também nos plantões da UTI. Por ser uma doença nova, a gente não sabe como lidar muito bem. Mas me sinto mais segura com mais eficácia diante dessa segunda dose que recebi”, relatou a médica Maria Helena Sobrinha.
“A gente sente uma segurança a mais com a segunda dose, da certeza de estar imunizado para desempenhar nossas funções da melhor forma possível. Inclusive indiretamente a gente sabe que está até protegendo pessoas que a gente tem contato. É uma segurança a mais que a gente tem” afirmou o médico James de Oliveira, que espera que a vacina abranja as novas cepas.
Mas os cuidados sanitários de prevenção continuam valendo mesmo para quem já foi imunizado, como ressalta Sérgio Cunha, bombeiro militar que também é enfermeiro e trabalha no HRI. “Mesmo vacinados, vamos ter que continuar usando a máscara, lavando as mãos, mantendo distanciamento. Eu me sinto mais seguro agora para exercer melhor meu trabalho”, declarou.
Conforme a Secretaria da Saúde do Estado, dos 184 municípios, 72 concluíram a vacinação com as remessas enviadas para primeira dose e 157 já iniciaram a aplicação da segunda dose. 4 cidades já concluíram a segunda dose da vacinação.
No Ceará, 44.477 pessoas já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, até esta sexta-feira, 19. Em relação à primeira dose, 259.525 doses foram aplicadas nas pessoas que integram grupos prioritários.
0 comentários