2 mil doses extras de vacinas esgotam em 2 dias na cidade de Iguatu

29/06/2019

Depois de campanha direcionada para o grupo prioritário, e abertura do Ministério da Saúde para vacinação contra a gripe para toda a população, a busca pela vacina desde então não cessou. Em Iguatu, as doses extras da vacina se esgotaram em menos de dois dias. Duas mil doses extras da vacina contra a gripe foram colocadas à disposição da população na segunda-feira, 24, e terça-feira, 25, no Centro de Especialidades Médicas de Iguatu (CEMI), situada no antigo Posto de Saúde na Rua 13 de maio.

Como esperado, a procura foi intensa. Várias filas se formaram e equipes da Secretaria de Saúde se revezavam no atendimento. “Soube que tinha vacina e trouxe meu filho pra tomar também e não correr risco”, pontuou a dona de casa Francisca dos Anjos que levou seu filho Pedro.

As doses extras eram voltadas para a população em geral. Conforme a coordenadora de imunização, Edimira Assunção, a saúde local solicitou ao Estado o quantitativo de 20 mil doses, porém teve atendimento de 10%. “Logo que acabou a campanha, fizemos essa solicitação, mas só fomos atendidos com esse percentual. Ainda não sabemos se o Estado vai encaminhar mais vacinas”, explicou.

Iguatu conseguiu ultrapassar a meta ainda em maio, 93,5% das pessoas prioritárias. Além de vacinar também moradores fora essa cota, com as sobras das vacinas restantes. A falta da vacina nos postos da rede pública fez com que muitas pessoas com medo da doença recorrer as clínicas particulares como registrou o A Praça na edição 951.

Existem dois tipos de vacina contra a gripe deste ano: a trivalente e a quadrivalente. as duas protegem contra três tipos de influenza:  o H1N1, o H3N2 e o tipo “b”. Na quadrivalente também tem a proteção contra um outro vírus do tipo “b”, que circula hoje nos Estados Unidos. A alta procura é motiva pela morte de sete pessoas por causa do Vírus H1N1, no Ceará.

Diversas filas se formaram nas dependências do equipamento de saúde
MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *