2021 sinaliza possibilidade de concurso público municipal

O próprio gestor Ednaldo Lavor (PSD) em suas redes sociais, ao citar a reforma administrativa que pretende aplicar, afirmou que o concurso seguirá com seu calendário natural para esse ano.

02/01/2021

Apesar do ano difícil para os concursos públicos de modo geral, com suspensão de seleções e adiamento de publicação de editais, 2021 promete um melhor cenário movimentando o setor. Em Iguatu, por exemplo, há expectativa pelo lançamento de edital para o certamente para a prefeitura local. O próprio gestor Ednaldo Lavor (PSD) em suas redes sociais, ao citar a reforma administrativa que pretende aplicar, afirmou que o concurso seguirá com seu calendário natural para esse ano.

A banca foi definida em processo licitatório no dia 09 de janeiro de 2020, confirmando a Universidade Patativa do Assaré (UPA) como vencedora do pregão. Ela ainda permanecerá com processo conforme pessoas ligadas à atual gestão.

É aguardada definição ainda no mês de janeiro para definição entre município e promotoria do Ministério Público (MP) de um cronograma quanto ao número de vagas, categorias e datas.

O andamento do certame foi paralisado em função da pandemia da Covid-19. A decisão pelo concurso na prática foi motivada pela decisão da justiça em julho de 2019 que determinou indisponibilidade de bens do prefeito na época, por conta de abuso em contratações temporárias no município. Decisão proferida em ação civil pública por improbidade administrativa após o MP provocar.

SPUMI

O concurso vem sendo uma pauta histórica do movimento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SPUMI) na defesa do ingresso no serviço público por via de concurso. “Fazendo o que já é previsto na Constituição no seu artigo 37, pactuamos do mesmo entendimento. Ou seja, que a entrada prioritária e genuína no serviço público é por via de concurso público. Destaco que a luta do SPUMI vem desde do ano de 2017, colocando como ponto de pauta nas suas Campanhas Salariais”, afirmou Pablo Campos, presidente do SPUMI.

A feitura de concurso público para preenchimento das vagas remanescentes dos concursos anteriores, assim como de categorias, encontra-se em vacância desde 2013. “É necessário que a gestão municipal cumpra a determinação judicial, e realize na maior brevidade o mesmo. Estamos acompanhando desde de o início, inclusive como parte interessada na ação que culminou na decisão judicial, por isso afirmo que estaremos sempre alerta, acompanhando e cobrando”, finalizou Pablo.

O município deve iniciar o cronograma do concurso nos próximos meses

MAIS Notícias
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’
Pedro Bismarck circula com exposição ‘EntreolhARes’

A Escola de Ensino Fundamental Francisco das Graças Alves Berto, CAIC, no Bairro João Paulo II, o Campus Humberto Teixeira e a Escola Maria Irismar Moreno Matos, no Distrito de Suassurana, foram espaços escolhidos para receber a exposição EntreolhARes, do artista...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *