Pelo menos 4 leitos dos 7 da unidade de Terapia Semi-Intensiva e 3 dos 14 de Clínica Médica e 7 da UTI, das 10 exclusivas para tratamento da Covid-19, estão ocupados com pessoas internadas, até ontem, sexta-feira, 12, no Hospital e Maternidade Dr. Agenor Araújo, vítimas da contaminação do coronavírus.
A unidade de saúde recebeu esta semana a autorização para o funcionamento de 21 novos leitos exclusivos para tratar pacientes em decorrência da doença pelo Estado. A abertura dos novos leitos foi anunciada na terça-feira, 09, pelo governador Camilo Santana. O objetivo é justamente reforçar o sistema de saúde público cearense diante da pandemia do novo coronavírus. Situação que tem preocupado as autoridades em saúde por conta do aumento de casos de pessoas contaminadas e internadas em decorrência da doença, por isso segue também a necessidade de ampliação de aberturas de mais leitos nos municípios cearenses. “Nós temos agora três vezes mais pacientes em busca de leitos aqui no nosso Estado. Temos uma busca até pelo leito clínico que na primeira onda não teve com ponto de oxigênio”, destacou, preocupada, Sayonara Cidade, presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará e secretária da Saúde de Iguatu.
Suporte
O incremento faz parte do plano de ampliação da rede hospitalar para suprir as ocupações insuficientes diante da segunda onda do novo coronavírus. As ações estão sendo implantadas em todo o estado. Até o final deste mês, a meta do governo cearense é aumentar em mais de mil leitos exclusivos para tratamento da Covid-19.
“Nós tivemos um momento importante com o governador Camilo Santana, de forma virtual, durante a entrega desses novos leitos. Aproveito para agradecer ao Governo do Estado por essa implantação desses leitos, e o empenho do deputado Agenor Neto, para trazer esses leitos para nossa instituição, que já estão disponíveis para atender os pacientes que necessitarem de internação, nesse suporte de saúde”, afirmou Edivar Mendonça, gerente administrativo da Casa de Saúde Dr. Agenor Araújo.
A internação dos leitos segue a regulamentação da Secretaria de Saúde do Estado.
0 comentários