7ª etapa de paraquedismo consolida esporte em Iguatu

20/07/2019

Mais uma vez a população de Iguatu foi agraciada com espetáculos de cores, acrobacias e manobras radicais de mulheres e homens voadores no ar, descendo em queda livre no céu da cidade, no evento de paraquedismo promovido pela equipe Skydive de paraquedismo.

A festa foi no céu, literalmente. E foi prestigiada por público recorde que marcou presença nos três dias na área do aeroporto onde aconteceram as decolagens e saltos. Momentos de emoção e muita adrenalina.

O encontro aconteceu dentro da 7ª etapa de paraquedismo, prevista no cronograma da Skydive para este ano de 2019 e reuniu cerca de 52 atletas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e até dos Estados Unidos. Durante três dias, sexta, sábado e domingo, utilizando uma aeronave modelo Caravan com capacidade para transportar até 15 paraquedistas, eles encheram os olhos do público, não somente colorindo o céu, mas também pelas manobras radicais no ar. Durante o final de semana eles fizeram 20 decolagens e 300 lançamentos. É considerada uma decolagem cada vez que a aeronave sobe para um voo e é considerado um lançamento cada pessoa que é arremessada para fora do avião.

52 atletas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte e até dos Estados Unidos estiveram em Iguatu –

Formação em Queda Livre

De acordo com o paraquedista Carlos Fernandes, da equipe Skydive, o objetivo do encontro era quebrar o recorde de Formação em Queda Livre, chamado Recorde Sequencial Cearense de FQL, que consistia numa formação com 14 paraquedistas formando duas figuras geométricas (pré-definidas), depois desfazendo, tudo em queda livre e em segurança.

Segundo Fernandes, dos 52 paraquedistas que participaram do encontro, 25 visitaram a cidade pela primeira vez e ficaram encantados com a área propícia a saltos em queda livre e a receptividade das pessoas. Os visitantes declararam que perceberam uma característica muito comum e inerente ao povo iguatuense que é o calor humano, associado à hospitalidade e o carinho em receber quem chega.

A festa no céu, foi prestigiada por público que marcou presença na área do aeroporto –

Condições técnicas e naturais

Leopoldino Neto, árbitro da Confederação Brasileira de Paraquedismo-FBPQ, veio a Iguatu exclusivamente para verificar a quebra do recorde. Ele declarou que Iguatu está entre as cidades brasileiras com excelentes condições técnicas e naturais para a prática do paraquedismo, um esporte radical e apaixonante ao mesmo tempo. De acordo com Leopoldino, o fato de o aeroporto não ter muito tráfego aéreo, sendo uma área aberta de grande abrangência e as condições naturais do clima, céu aberto, vento e a geografia plana, com quase nenhum obstáculo, naturalmente classifica a cidade para sediar grandes eventos de paraquedismo.

O presidente da Federação Cearense de Paraquedismo, Eduardo Santiago, conhecido como ‘Microsol’, declarou que Iguatu é um lugar ideal para a prática do paraquedismo. Ele citou um equipamento importante e essencial, que é o aeroporto e lembrou a equipe Skydive, além de ser uma escola, tem bons instrutores e recordistas brasileiros integrando seus quadros. Uma das presenças mais festejadas no evento foi do paraquedista Adilson Julião, ‘Didi’, experiente paraquedista e recordista brasileiro, com quase dez mil saltos, em 30 anos de carreira, com um currículo que envolve participação em eventos do gênero no Brasil, Estados Unidos, Paraguai, Austrália, Equador. Na visão dele, Iguatu é um lugar fomentador desta prática esportiva e o município deve aproveitar isso como fonte de renda, diversão, lazer e atrativo turístico, porque poucas cidades brasileiras reúnem tantas condições favoráveis à prática do paraquedismo, como a cidade co

MAIS Notícias
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza
Iguatu tem semana com vitórias sobre Santa Cruz e Fortaleza

A Associação Desportiva Iguatu obteve duas vitórias nesta última semana em competições distintas. No domingo, 23, venceu o Santa Cruz (PE) no Morenão por 1 a 0 pela série D do Brasileiro. No feriado de quarta-feira, 26, venceu o Fortaleza por 2 a 1 pela Taça Fares...

Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes
Iguatu se classifica para fase seguinte da Taça Fares Lopes

O último compromisso no brasileirão série D neste ano acontece neste domingo, 23, às 18h. Sem chances de classificação, o Azulão tenta terminar da forma menos melancólica possível sua participação na competição diante do seu torcedor no estádio O Morenão, onde recebe...

Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes
Eliminado da Série D, Iguatu aposta fichas na Taça Fares Lopes

Iguatu deu adeus à Série D do brasileiro. Matematicamente a equipe não tem mais chances de classificação a fase de mata mata. Com a derrota para o Pacajus-CE por 4x1 fora de casa e o complemento da rodada o time do Centro-Sul não tem mais chances de seguir na...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *