Na quinta-feira, 23 a Vigilância Sanitária – VS realizou a apreensão de mercadorias com prazo de validade vencidas. A operação aconteceu num estabelecimento comercial do bairro Flores e foi acompanhada ‘in loco’ pelo coordenador da VS do município, o biomédico, Dr. Samuel Bezerra.
De acordo com a apuração, foram apreendidos 85 produtos que estavam irregularmente expostos nas prateleiras do estabelecimento. O proprietário foi notificado com advertência pela VS e responderá de acordo com a legislação vigente. Alguns produtos como (margarina, biscoitos e sabonetes), expostos à venda, estavam vencidos desde 2015.
O coordenador Samuel Bezerra informou à reportagem que a equipe de fiscalização realizou a apreensão por acaso, já que a investigação era de outra denúncia. “Recebemos uma denúncia de que naquele local estaria trabalhando uma pessoa acometida da Covid-19, fomos até lá para averiguar e quando os fiscais começaram a verificar nas prateleiras, perceberam que os produtos estavam com a validade vencida”, disse. Ainda segundo Samuel Bezerra, o funcionário investigado não estava no estabelecimento, porque estava em isolamento em casa.
Risco à saúde
Dr. Samuel Bezerra lembrou que é importante que a população esteja atenta a esses casos e denuncie os abusos contra os consumidores. “Ninguém tem o direito de estar vendendo produtos fora do prazo de validade para seus clientes”, lembrou. Ainda segundo o coordenador, produtos como azeite, óleos e os derivados do leite, estando fora do prazo de validade, podem causar sérios dados por contaminação e infecção à saúde das pessoas. Segundo ele, muitos deles alimentos contêm conservantes e esses materiais fora do prazo de validade oferecem grande risco de doenças, principalmente as infecções e diarreias causadas por vírus, parasitas, micro-organismos e bactérias. “Essas doenças transmitidas por alimentos que são as DTAs, são responsáveis por grande parte das internações hospitalares”, ressaltou.
A VS adverte que este tipo de infração contra o consumidor é passiva de multa de valor bastante oneroso. De acordo com os fiscais que realizam o trabalho diário nos estabelecimentos, a população pode denunciar, se perceber que em algum local há mercadoria com o prazo de validade vencido.
Ainda de acordo com a VS, toda a mercadoria apreendida foi encaminhada para incineração.
0 comentários