Iguatu apresenta redução de casos ativos de Covid-19 em 12 dias

25/07/2020

Embora o cenário de redução dos registros da Covid-19 em Iguatu seja mais recente, o número de infectados ativos pela doença vem diminuindo desde o dia 12 do mês para quase 50%. A tendência de queda foi observada através da análise do histórico, mantido pela Secretaria da Saúde do Município. Os casos são separados por etiologia, e de acordo com a semana epidemiológica.

Na época, Iguatu chegou a contabilizar 350 pacientes com o vírus ativo, sendo que 330 cumpriam a quarentena domiciliar, e 20 estavam em isolamento clínico e em UTIs. Até quinta-feira, 23, o município aplicou 1.112 testes um percentual de 11% a mais. E os números mostram uma redução de quase metade de casos ativos em Iguatu para 169 diagnósticos positivos para a doença, sendo 149 em domicílio e 20 em unidades hospitalares. O estado confirmou a redução de casos pelo Sistema IntegraSUS, porém pedem atenção e cuidados redobrados.

Resumo

Em última atualização na sexta-feira, 24, no município, passados 125 dias desde o primeiro registro de infectado na cidade, no dia 22 de março, tinha ontem uma média de 13 casos por dia, maior até o momento, com registro somado de 1.683 positivados. A pasta municipal da Saúde ressalta que entre os positivados 86.1% de pacientes estão curados. A letalidade do vírus chegou a 2.4% com a contabilização de 41 óbitos média de 2,7 mortes por semana desde o primeiro registro no dia 01 de abril.

Isolamento Rígido

Medida que pode frear o avanço do vírus, o isolamento social pode ser essencial no enfrentamento quando ainda não se produz vacina em larga escala. Mas Iguatu vem na contramão dessa linha de pensamento defendida pelas autoridades de vigilância sanitária; e tem apresentado a menor taxa de isolamento social dentre as cinco cidades (Barbalha, Brejo Santa, Crato e Juazeiro do Norte) em ‘lockdown’. Em todas elas, no entanto, o índice está bem abaixo do recomendado como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a plataforma ‘Inloco’, no último fim de semana, a taxa oscilou entre 44% e 52%. Na segunda e terça-feira, dias 20 e 21, esse índice de isolamento social foi ainda menor, chegando a 39% em Iguatu. Nas demais cidades, a melhor taxa foi de apenas 43%, em Juazeiro do Norte. No Iguatu é possível ver moradores e as lojas funcionam com portas entreabertas. A cena é semelhante desde o Centro aos bairros mais periféricos.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *