Iguatu volta a retomada gradual da economia

01/08/2020

Os municípios que fazem parte da Macrorregião do Cariri permanecem na fase de transição da economia, por conta dos indicadores ainda em alerta, conforme determinação do Governo do Ceará, pelo menos até amanhã domingo. Hoje sábado, 01, está previsto pronunciamento do governador Camilo Santana ao meio-dia, pelas redes sociais, onde deve apresentar novidades sobre o plano de ação em combate ao novo corona vírus. Iguatu, na também saiu do lockdown, com flexibilização de algumas atividades do setor econômico.

Uma das lojas da rede de varejo do grupo Zenir de móveis e eletrodomésticos, no centro do Iguatu, apresentou boa movimentação de clientes no primeiro dia de reabertura, na segunda-feira, 27. O último Decreto Municipal autorizou a abertura da loja desse tipo de comércio, além de outras atividades permitidas com restrição de horários e seguindo um protocolo de segurança sanitária.  Na entrada do estabelecimento tem álcool gel e espalhado em vários outros locais da loja. “É obrigatório o uso de máscara para todos, além também de respeitar o distanciamento entre as pessoas nas filas, nos bancos de espera e nos caixas do crediário. Foram medidas necessárias que adotamos conforme foi orientado pelo nosso departamento de segurança no trabalho para essa retomada de forma mais segura das vendas, depois desses quatro meses com as lojas fechadas”, destacou Robério Alves, supervisor lojista do grupo empresarial.

Segurança sanitária

Lojas de roupas, calçados e de produtos de variedade devem permanecer fechadas ao público, vendas somente por delivery, mas muitas lojas nos bairros da periferia e no centro da cidade estão abertas algumas abertas totalmente, outras só com portões entreabertos, inclusive com consumidores no interior de algumas delas. “Não pode ainda. Sabemos da dificuldade que todos estão enfrentando, mas tudo é seguindo determinações técnicas sanitárias, tanto do estado, quanto do município. Vai chegar o momento logo, logo de todos reabrirem com segurança. Nós fiscalizamos todo dia, orientamos, fechamos, mas só a fiscalização sair, voltam a abrir”, explicou Vinicius Silva, fiscal sanitário.

O setor lojista vê com boa expectativa essa nova retomada da fase econômica do município, segundo José Mota Luciano (Dedé Duquesa) presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL. Ainda de acordo com presidente, os lojistas estão investindo em sistema de segurança sanitária, orientando os colaboradores para uma retomada das atividades de forma segura. A CDL espera avançar nos próximos dias passando dessa primeira etapa para segunda, conforme vem sendo discutido com gestão municipal.

1.951 casos, 47 óbitos

Iguatu tem até hoje, de acordo com Boletim da Secretaria de Saúde, 1.951 casos confirmados e 47 óbitos para Covid-19. Desse total, 1.653 pessoas estão recuperadas, com percentual de 84,7%. Dos 20 leitos de UTI, 17 estão ocupados, com taxa que corresponde a 85%. “Esperamos contar com apoio da população. Sair de casa somente se for necessário, o uso de máscara é obrigatório. A economia depende desses números. Para que haja avanço, temos que ter apoio de todos”, ressaltou o fiscal sanitário.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *