Iguatu registra baixa umidade do ar

01/08/2020

Pelas ruas de Iguatu é comum registrar pessoas andando com sombrinhas, usando chapéu, boné, roupas de mangas longas para se proteger do sol. Nesse período do ano, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar têm incomodado e muito os moradores.

“Eu nem saindo de casa, vim na rua, mas vou voltar logo. Pra sair de casa só vai mesmo com sombrinha. O sol muito forte. Queima mesmo a gente”, comentou a aposentada Josefa Alves da Silva.

O céu com poucas nuvens no céu contribui para que os raios do sol incidam diretamente sobre a terra, além disso o aumento da temperatura e da velocidade dos ventos são fatores que contribuem para essa sensação de calor. “Até mesmo em casa a gente sente calor, a gente que tem mais idade sofre muito, tomando banho e bebendo muita água. Até o vento que sai do ventilador é quente”, disse a pensionista Josefa Freitas, relatando como faz para tentar amenizar a sensação de calor.

Saúde

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, as condições de Baixa Umidade Relativa do Ar devem ser observadas porque podem causar impacto direto na saúde da população. A OMS classifica os níveis de umidade relativa do ar em três estados: de Observação variando entre 40% a 31%; de Atenção entre 30% a 21% e Estado de Alerta: de 20% a 12%. De acordo com dados da FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia, o Ceará atingiu estado de atenção em municípios dos Inhamuns, Sertão Central e Centro-Sul. A umidade relativa do ar mínima no estado foi registrada na última terça-feira, em Tauá, nos Inhamuns, com 21% e Iguatu atingiu taxa de 23%.

De acordo com o médico otorrinolaringologista Helder Sarmento, o tempo seco favorece doenças respiratórias. A recomendação é reduzir a exposição ao sol e quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30% as pessoas devem aumentar a hidratação, bebendo água ou suco natural. A preocupação é maior ainda das pessoas por conta desse período provocado pela pandemia do novo coronavírus. Idosos e crianças são mais susceptíveis às altas temperaturas. Por isso os cuidados devem ser redobrados. “A baixa umidade relativa do ar é prejudicial a todas as pessoas. Por isso os cuidados devem ser para todos. Evitar exposição ao sol”, ressaltou o médico.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *