“Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12
Coronavírus na escola: o que diz a ciência sobre os riscos da volta às aulas?
Escolas do Brasil e de todo o mundo se preparam para reabrir pela primeira vez desde março, quando a maioria foi fechada devido à quarentena contra o coronavírus. Mas o que a ciência diz sobre as escolas durante a pandemia? Elas podem reabrir agora com segurança para alunos e professores? O fechamento delas ajudou a conter a pandemia? Em termos gerais, as pesquisas sugerem que pode ser seguro reabrir escolas onde não há grandes surtos da doença, mas que seria necessário manter medidas como distanciamento social. Além disso, seria vital ter um bom sistema de testes e de rastreamento de contatos — algo que inexiste em diversos lugares, como no Brasil. Uma das mais recentes pesquisas sobre o tema foi publicada esta semana na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health. E ela sugere que escolas podem reabrir onde houver outras formas de se controlar a pandemia, como distanciamento social. Os autores do estudo foram explícitos nas suas conclusões: “nossas descobertas fornecem evidências de que a transmissão de Sars-CoV-2 em ambientes educacionais pode ser mantida em baixo nível no contexto de uma resposta eficaz à epidemia”. Mas nem todos os estudos caminham na mesma direção. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos e publicada no mês passado sugere que crianças desempenham um papel importante na disseminação de doenças respiratórias em pandemias. / Fonte: BBC
Professores estão apreensivos com volta às aulas
Com o anúncio da possibilidade de volta às aulas em outubro nas escolas paulistas cresce a apreensão dos professores. Alguns profissionais se sentem preparados, sobretudo os das particulares. Nas públicas, há mais dúvidas e apreensão. Especialistas consideram normal que os professores possam estar um pouco assustados com a volta às aulas sem que a pandemia tenha acabado totalmente, mas ela considera que a retomada é importante para os profissionais e, principalmente, para os alunos.
Pesquisadores cearenses usam a criatividade para o combate à Covid-19
Em meio à pandemia da Covid-19, o Governo do Ceará financia projetos de equipamentos essenciais no combate à doença. Entre eles, está um respirador de baixo custo, produzido por alunos da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Senai, entre outras instituições. O projeto foi desenhado a partir de um protótipo que usa válvulas simples combinadas de controles, malhas fechadas, sistemas de medições e de realimentação. A expectativa é que o produto seja disponibilizado em unidades de saúde cearenses em até três meses. Outra iniciativa para salvar pacientes graves do novo coronavírus foi realizada no Hospital Regional do Cariri (HRC), onde uma máscara de mergulho foi adaptada para melhorar os níveis de oxigenação e diminuir o desconforto respiratório. Segundo os pesquisadores à frente do projeto, o produto pode possibilitar a diminuição dos casos de intubação entre pacientes. Vinte e quatro pessoas já testaram o equipamento, de acordo com o governo estadual.
Partidos entram com ADI no Supremo contra MP privatização da Caixa
Seis partidos de oposição ao governo Bolsonaro — PT, Psol, PCdoB, PDT, Rede e PSB — entraram no Supremo Tribunal Federal (STF) com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a Medida Provisória 995/2020, que permite desmembrar e privatizar a Caixa. Na ação, os partidos pedem liminar para suspender os efeitos da MP. Para as entidades representativas dos empregados da Caixa e da sociedade civil organizada, ao editar a MP 995 o governo federal faz uma privatização disfarçada da estatal, fatiando a instituição e tirando do controle do Estado as áreas mais rentáveis do banco.
0 comentários