Desafios do saneamento básico no Brasil

22/08/2020

Airton Luna (Estudante)

É fato que o sistema de saneamento básico do Brasil enfrenta desafios desde sua implantação no território, que ocorreu em 1561 quando o fundador Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço. Ainda hoje a precariedade é uma realidade e está relacionada principalmente com os baixos investimentos do governo, a falta de planejamento para a coleta e distribuição e a deficiência na gestão das companhias de saneamento no país.

No Brasil, em pleno século XXI, ainda existem famílias que não têm acesso à água tratada e a um sistema de esgoto eficiente e correto, devido ao péssimo planejamento e gestão da distribuição e coleta, somado à falta de investimento do governo federal que dispõe uma pequena parcela do seu PIB para esse setor, sendo assim insuficiente para atender toda a população.

Esses problemas, como de praxe, causam graves consequências principalmente às classes mais baixas que moram em comunidades ou bairros mais pobres sendo mais suscetíveis a doenças e incômodos além do mau cheiro causados por conta dos esgotos formados de maneira incorreta, como também do consumo de água não tratada que pode ocasionar várias doenças.

Para solucionar esse velho problema, o governo deve destinar maior verba para esse setor público além de criar programas e campanhas para melhorar a distribuição da água tratada e a coleta de esgoto, aumentando a quantidade de unidades de tratamento de água e esgoto, corrigindo as falhas e aumentando a fiscalização nas companhias responsáveis pelo saneamento.

É esperado que com essas medidas haja melhor distribuição de água para a população, melhor coleta de esgoto, a fim de diminuir a incidência de doenças e as reclamações de mau cheiro das ruas, e, principalmente, efetivar o fim da corrupção e a má gestão das autoridades responsáveis.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

A praticidade procurada pelas pessoas na aquisição de imóveis, tem contribuído para o surgimento de uma geração que tem descartado imóveis de grandes dimensões, muitos ambientes, espaços externos ampliados. Dentre os motivadores dessa mudança de comportamento, estão a...

Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *