O Brasil está em recessão
O principal tema da semana, com o tombo histórico do PIB que caiu 9,7% no último trimestre. Analista indagam: O que esperar daqui para frente? Como equalizar gastos públicos e a volta do crescimento? A indústria foi o setor mais atingido, seguida dos serviços. Somente o agronegócio obteve crescimento de 5%. Em depressão com a pandemia, O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, não se falam mais. A equipe econômica se mobiliza para apressar a Reforma Administrativa que só afetará futuros servidores, veta aumentos retroativos e limita férias. Salário mínimo deve ficar sem aumento real pelo 2º ano seguido. Novo valor consta na proposta de orçamento do ano que vem. Para minimizar parte dos problemas, Presidente anunciou que programa terá mais 4 parcelas de R$ 300. Com tantas mudanças, outros tantos gostariam de alterar o jargão para quanto melhor, melhor!
Fatos & Blogs
Mudança na Segurança
André Costa deixa Secretaria da Segurança do estado. Sandro Caron assume. De saída, delegado alegou motivações familiares para deixar o comando da SSPDS e agradeceu às forças policiais. O novo titular já foi superintendente da Polícia Federal no Ceará e é bastante respeitado na Instituição.
Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro
O Senado aprovou nesta quinta-feira (3) o Projeto de Lei (PL) 3.267/2019, que altera regras do Código de Trânsito Brasileiro. O projeto, apresentado pela Presidência da República, traz várias alterações, entre elas estão a diminuição na punição para excesso de velocidade e o aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto retorna à Câmara.
Caixa irá abrir 30 agências no Ceará neste sábado (5)
As unidades atenderão beneficiários do saque do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS, das 8h às 12h.O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.
Eleições municipais
Próximo da definição e através das convenções, pelo menos os dez maiores colégios eleitorais do Ceará podem ter embates políticos acirrados. Para analistas, em alguns municípios, o embate entre candidatos da base aliada será inevitável. A situação exige jogo de cintura do governador Camilo Santana (PT) e de lideranças governistas. Encontro dos cearenses com as urnas está marcado para o próximo dia 15 de novembro. Iguatu é outra cidade que terá aliados do governador no embate. O deputado estadual Agenor Neto (MDB), que já comandou a gestão, vai disputar a Prefeitura com o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT), ex-vice-prefeito. Contra eles concorrerá o atual prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD). Iguatu conta com 65.600 eleitores e a disputa deve contar com outros 6 pré-candidatos à prefeitura do município. Durante a semana, surgiu fato novo neste cenário, com a possível pré-candidatura do empresário José de Sá, através do PT. Os detalhes estão sendo discutidos junto ao PT e possíveis aliados.
Projeto do governo para os concursos
Reforma administrativa deve impactar concursos públicos em andamento. De acordo com o Ministério da Economia, quando a proposta, de fato, entrar em vigor, as regras devem valer para o profissional que tomar posse a partir da data, ainda que o edital e a aprovação do concurso tenham acontecido antes da vigência da lei. Ou seja, quem passar em um concurso contando com as atuais regras do funcionalismo, pode iniciar o trabalho já sob um novo regime. O texto, enviado em formato de proposta de emenda à Constituição (PEC), ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado para virar lei.
EXPOIGUATU
O feriadão não terá o desfile cívico este ano. O cenário de pandemia também tirou da região, importante festa no mês de setembro a EXPOIGUATU. Muitos visitantes recordam com satisfação este evento, que movimentou 12 milhões no ano passado com parcerias, atrações culturais e presença de milhares de visitantes. A Exposição integra o circuito estadual de evento e esperamos que no próximo ano tenhamos este reencontro com expositores, famílias e sociedade.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários