Erika Camille Silva (Estudante)
A internet é o portal de acesso para um novo mundo com infinitas possibilidades. Tal ferramenta revolucionou a forma que as pessoas passam a ter acesso ao conhecimento. Nessa plataforma, é possível ter alcance a variados tipos de conteúdo com apenas um clique. Entretanto, o uso excessivo desse sistema pode trazer malefícios aos seus usuários. Com a quarentena, as pessoas acabam passando mais tempo em casa e consequentemente mais tempo conectadas na rede.
Visto que a “web” pode ser um ambiente um tanto agressivo em algumas questões, ao passar uma maior quantidade de tempo submerso, nesse âmbito, as pessoas acabam ficando expostas às imprudências de uns e outros “on-line”. Além do mais, o uso excessivo pode gerar dependência, além de prejudicar outras atividades na vida pessoal, acadêmica e profissional.
Tendo em conta que a internet é repleta de recursos que facilitam a vida de diversas pessoas em todo o mundo, principalmente através das redes sociais, seria incoerente exigir medidas extremas de uma ferramenta tão relevante. Também deve-se levar em consideração aqueles que trabalham com a internet, os diversos tipos de entretenimento e o impacto causado nas pessoas através de alguns conteúdos.
O essencial é a participação ativa constante dos órgãos públicos, apresentando campanhas, orientando e alertando a população dos tais malefícios causados pelo uso excessivo e descuidado das redes. Desse modo, com a cooperação e o empenho de todos, a taxa de empecilhos que impossibilitam uma experiência segura e agradável na internet diminuirá gradativamente.
*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte
É fundamental que nos pais devemos acompanhar tudo que nossos filhos menores fazem na Internet, por isso no celular do meu filho tem um programa que me permite ver tudo que ele esta fazendo na internet ou no celular, eu recomendo usarem é muito bom para proteger os filhos. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-email