Nesta semana a campanha ‘Compre em Iguatu’, da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Sindilojas, identificou a loja Consumo Urbano, uma pioneira do segmento de vestuário, localizada na Rua Júlio Cavalcante, 652, bairro Tabuleiro.
O empreendimento foi fundado em 1982 pelo empresário Adil José de Oliveira. Na época, Adil trabalhava como servidor público terceirizado para o Governo do Estado. Quando foi desligado, com o dinheiro da indenização trabalhista, investiu em confecções e passou a vender de porta em porta. Ele lembra que usava uma bicicleta para se deslocar. Sua vocação para os negócios era tão evidente que ele conseguiu em pouco tempo sair das vendas de ambulante e trabalhar fixo na loja que montou com o dinheiro que conseguiu juntar.
A origem do nome, segundo Adil, é de uma marca de roupas sociais masculinas. Na época, ele pediu permissão e o fabricante o autorizou usar e ficou o nome até hoje. Segundo Adil, a marca já desapareceu do mercado, mas a loja permanece. Adelaide Guedes, parceira do negócio desde os anos 90, lembra que a loja, ao se manter no bairro, consegue atender os clientes, suprindo as necessidades de vestuário para pessoas de ambos os sexos e faixas etárias distintas.
Clientela fiel
Consumo Urbano está no mesmo endereço desde a criação e conseguiu fidelizar a clientela. Foi este negócio que ajudou a dar origem a loja do segmento de cosméticos, a loja ‘Iguabela’ que o empresário mantém na Galeria Gustavo Correia, no centro de Iguatu.
Adil lembra o começo difícil, mas às custas de muito trabalho e dedicação conseguiu empreender e montar um negócio sólido que se reinventa a cada nova fase e funciona mantendo a tradição de marcas como PITT, PACO, Ana Hickmann, Dominique, campeãs de preferência em moda masculina e feminina, acessórios, peças íntimas e outros produtos.
Consumo Urbano já faz parte do patrimônio do bairro. É valorizada pela clientela. Clientes que frequentam a loja desde o começo não abrem mão de ter um empreendimento daquele porte, pertinho de casa. São consumidores que compram nas lojas do Centro, mas se mantêm fazendo negócios também no estabelecimento, como forma de valorizar e manter a empresa funcionando.
Valorizar os empreendimentos locais e fortalecer o varejo estão entre os objetivos da campanha da CDL, segundo afirmou o presidente da entidade, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’. Adil José de Oliveira afirmou que a iniciativa da CDL é digna de aplauso, num momento que os negócios estão precisando de ganhar fôlego para sair da crise pandêmica e continuar crescendo.
“Eu acho que essa campanha é de extrema importância para o município, porque, as pessoas comprando em nossa cidade, vai gerar emprego e renda, né? O dinheiro circula no nosso comércio. As pessoas daqui vão investir aqui, não vão investir fora, porque se você comprar em outra cidade, o lucro vai ficar para outro município”, afirmou Adil.
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