Iguatu tem 10 pré-candidatos a prefeito

12/09/2020

A quatro dias do fim do prazo para realização das convenções partidárias, a eleição em Iguatu ainda tem mais pendências do que definições. Muitas articulações para composição de chapas estão em andamento, o que deixa o cenário ainda incerto diante do grande volume de pré-candidaturas. Com 10 siglas propondo apresentar candidaturas, Iguatu se coloca com uma das cidades com maior volume de pré-candidaturas. Número maior que Fortaleza, por exemplo, que apresenta nove. A quantidade pode sofrer alteração, conforme ocorra a soma de legendas.

Até o momento, apenas dois partidos lançaram nomes para a disputa pelo Paço Municipal: o Psol, primeiro a oficializar, apresentou o servidor de carreira José Mácio e Roberta Menezes como candidato a prefeito e vice, respectivamente; e o MDB, com a chapa liderada pelo deputado estadual Agenor Neto; foi a segunda por meio de convenção realizada quinta-feira, 10, a se posicionar visando a disputa eleitoral. O momento marcou a apresentação de João Alencar como vice. Ambos já estiveram à frente do poder público municipal por dois mandatos. O grupo reúne também PSB e SD.

Reeleição e indefinição

O nome do atual prefeito Ednaldo Lavor (PSD), que busca a reeleição, é o que compila mais alianças em torno de sua candidatura até agora, cinco partidos ao todo. A chapa atrai bolsonaristas e membros de outros partidos conservadores de direita e aqueles mais alinhados aos da esquerda. O grupo chegou a anunciar extraoficialmente o dia de ontem (sexta-feira, 11) como data para a convenção, porém segue indefinida o momento assim como o vice que deve integrar a majoritária. Nomes que compõem o empresariado local assim como de políticos hoje em siglas que ajudam a somar mais tempo no horário eleitoral e no fundo partidário foram ventilados na última semana.

O PDT, sigla hoje comandada no estado pela família Ferreira Gomes, ensaia a apresentação do deputado estadual Marcos Sobreira como candidato. Ainda não há data para a convenção assim como não há definição do vice. Porém, o político vem fazendo o trabalho de pré-campanha.

A composição de vice na majoritária vem sendo o gargalo de vários postulantes. E o PT desponta como possível divisor de águas nessa definição. Até então coadjuvante nos debates, o nome e as recentes declarações da liderança da sigla no município, o empresário José de Sá Vilarouca, podem dar novos ares ao cenário político local. Membros do diretório do partido em Iguatu afirmam que o nome de Sá é consenso para encabeçar uma campanha independente, mas há quem acredite que a sigla possa também se alinhar a Ednaldo Lavor ou a Marcos Sobreira. O PT deve apresentar a convenção no dia 16, data limite.

Direita

Quem também se coloca como candidato à vaga no paço municipal é o ex-vereador Nelho Bezerra, pelo PSL. Sigla que ganhou força no cenário nacional com o presidente Jair Bolsonaro. A legenda possui maior tempo de propaganda gratuita no rádio e de fatia do fundo eleitoral. O político já foi parlamentar por seis legislaturas e nas últimas eleições disputou uma vaga para a Câmara Federal, ficando na suplência. A convenção do partido deve apresentar o outro personagem da chapa no dia 16. O seu nome também vem sendo associado para compor o grupo do atual prefeito.

Também ex-vereador da cidade, Franklin Bezerra deve concorrer pelo partido de centro direita PSDB à majoritária. Ele ainda não anunciou o vice-prefeito, mas tem o dia 16 também como data agendada para o momento.

Ligado à pauta do conservadorismo, o PL deve lançar o nome do tenente policial militar Juvenal Mulato e do cabo da PM Danilo Maia como prefeito e vice, respectivamente, que serão apresentados na quarta-feira, 16. Já Augusto Correia Lima pelo PMN, outro pré-candidato a prefeito, com histórico de disputa em outras candidaturas, deve definir a chapa também no dia 16.

A novidade até o fechamento desta edição do levantamento do Jornal A Praça ficou por conta da soma entre PMB e PTB, Jarim Antunes e Samuel Alves vão para a disputa na ordem de prefeito e vice. O primeiro já foi eleito vereador pelo município, o segundo é advogado e militante da sigla.

Calendário

31 de agosto: permitida a realização de convenções para definir coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador;

16 de setembro: último dia permitido para a realização de convenções para definir coligações e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador;

26 de setembro: último dia para os partidos políticos registrarem seus candidatos na Justiça Eleitoral;

27 de setembro: liberação da propaganda eleitoral em diferentes mídias e comícios;

15 de novembro: 1º turno das eleições municipais;

29 de novembro: 2º turno das eleições municipais (cidades com mais de 200 mil eleitores);

15 de dezembro: prazo para candidatos e comitês de campanha prestarem contas à Justiça Eleitoral dos gastos com a campanha.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *