Eleições municipais – definição das candidaturas
Convenções homologadas onde os partidos definiram os candidatos a prefeito e vereador, as, atenções estão voltadas para a campanha eleitoral culminando com a eleição dia 15 de novembro. No entanto, alguns divisores começam a mexer com candidatos e eleitores neste início de campanha. O termo forasteiro, apoiador de Bolsonaro e as aglomerações, têm rendido comentários nas redes sociais e papo de rua. Mas a escolha do vice, também tem sido alvo de questionamentos e polêmicas. Como ocorre em cada eleição, mesmo sem participação de forma efetiva, o cidadão segue focado e decidido numa boa escolha para o município. Vale lembrar, que o presidente prometeu não participar de nenhuma campanha no primeiro turno das eleições 2020. No caso do termo Forasteiro, muitos são ilustres iguatuenses reconhecido pela outorga de títulos tanto pelo legislativo como a própria sociedade. No que tange às aglomerações, as ações inibidoras fazem parte do decreto estadual e municipal, e assim, conter a propagação do novo coronavírus para as pessoas. Na escolha do vice, cada partido tem a liberdade para sua composição. O bom senso pede para evitar esse burburinho político, que não rende votos e fragiliza nossa democracia. Com o tempo de propaganda na televisão e no rádio, de 9 de outubro a 12 de novembro, os fatos contribuirão para a definição junto ao eleitorado.
Fatos & Blogs
Usar máscaras
Com mais de 135 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil, mais de 80% da população brasileira diz acreditar que as pessoas têm o dever de respeitar os protocolos de segurança instituídos para conter a disseminação da doença. Uma dessas medidas é o uso de máscaras em locais públicos. Essa conclusão faz parte de uma pesquisa de opinião do Ibope. Neste cenário, o presidente Bolsonaro disse que o Brasil está “praticamente vencendo o coronavírus” e efetivou o ministro Paulo na pasta da Saúde.
Peritos do INSS
O Brasil tem 1.568.050 processos na fila aguardando pelo atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os dados foram solicitados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário ao INSS. Pelo menos metade desses processos (50,4%) precisa, necessariamente, de um atendimento presencial. São os 790.390 processos que aguardam perícia médica. Entretanto, mesmo com o retorno presencial das agências do INSS nesta semana, os peritos médicos federais ainda não voltaram ao trabalho. Conforme a imprensa, aqui no Ceará, 42 Agências já foram inspecionadas e estão aptas ao serviço.
As idas e vindas do Renda Brasil
O tema Renda Brasil, voltou para a prancheta. O presidente quer criar um novo programa, mas ainda estuda como buscar recursos. Com a facilidade de se espalhar informações, durante a pandemia do novo coronavírus, o fato tem gerado dúvidas na população. Renda Brasil? Ou Bolsa Família?
Ficha suja: Lista do TCE tem mais de 3 mil gestores do Ceará
A lista é uma das principais fontes de casos de candidatos que são proibidos de disputar eleições. Ainda assim, quem está na lista pode solicitar registro de candidatura, mas cabe à Justiça Eleitoral decidir se o pedido será aceito. A lista do TCE diz respeito a gestores que tiveram contas desaprovadas em definitivo pela Corte de Contas Estadual nos últimos oito anos.
Insegurança alimentar
Quatro em cada dez famílias brasileiras vivem em insegurança alimentar, diz IBGE. Isso significa que essa parcela da população precisa limitar o tipo ou a porção dos alimentos que vão à mesa, ou até passa fome. A situação é mais crítica quando se considera os lares chefiados por mulheres e negros. Também é pior entre as crianças e adolescentes e, principalmente, nas áreas rurais e na região Norte do país, onde mais da metade das pessoas não têm segurança alimentar. Essas foram algumas das conclusões da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada de junho de 2017 até julho de 2018. Parte dos resultados das entrevistas, feitas em quase 58 mil domicílios por todo o país, foi divulgada nesta quinta (17). Cerca de 3 milhões passaram a viver insegurança alimentar grave entre 2013 e 2018. Metade dos que passam fome estão no Nordeste.
Semana Nacional de Trânsito
Começou nesta sexta-feira (18) e vai até dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários