Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
As obras da transposição do São Francisco no trecho entre Pernambuco e Ceará continuam inacabadas, apesar das inúmeras previsões dadas pelo Governo Federal. A Assembleia Legislativa do Ceará articulou uma Comissão Especial para Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, que deve fazer uma viagem até o trecho para conferir de perto o problema e cobrar soluções da União. O trecho do Eixo Norte está com obras paradas há quase dois meses.
O deputado Guilherme Landim (PDT) foi eleito presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco. O deputado Antônio Granja (PDT) foi escolhido para assumir a vice-presidência da comissão especial, que terá um prazo inicial de atuação de 180 dias.
Segundo o deputado Guilherme Landim, o objetivo do colegiado é cobrar a retomada da transposição do Rio São Francisco no Ceará, bem como fazer visitas nos trechos entre Salgueiro (PE) e Jati (CE). “Nós queremos intermediar o diálogo entre o sindicato dos trabalhadores e a empresa responsável. Depois, ir ao Ministério da Integração Nacional para discutir o custo da água, como será o uso e quando voltarão a ser liberadas verbas para a continuidade da transposição”, explicou.
A comissão também deverá cobrar do Ministério agilidade no repasse para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que levará as águas da transposição do rio São Francisco para o Cariri e Região Metropolitana de Fortaleza.
Além dos deputados Guilherme Landim e Antônio Granja, o colegiado será composto pelos parlamentares Júlio César Filho (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Queiroz Filho (PDT), Walter Cavalcante (MDB) e Danniel Oliveira (MDB).
A preocupação de quem espera pelas águas do “Velho Chico” é com a sequência de prazos não honrados pelo Governo Federal. No último dia 15 de fevereiro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, assegurou, após reunião com o governador Camilo Santana, que as obras no Eixo Norte seriam concluídas neste mês e que a água chegaria a Jati no segundo semestre.
0 comentários