De Angelis é engenheiro de pesca, graduado na área da Aquicultura, mas apaixonado por culinária e gastronomia. Ele criou um pequeno negócio, @seuraimundofoods, de produção de geleias de pães artesanais e geleias caseiras. Mais do que isso, o empreendimento homenageia o avô do empreendedor, Seu Raimundo, um tradicional bodegueiro do Prado.
Nesta edição do A Praça o leitor vai conhecer o inusitado. Na série ‘Pequenos Negócios e os Impactos da Pandemia’, surge De Angelis de Souza, um jovem inquieto. Servidor público terceirizado do Tribunal de Justiça, ele percebeu, agora com o episódio da pandemia, que era oportuno tirar um projeto da cachola que guardava há algum tempo de produção de doces e massas, como geleias e pães artesanais, ao mesmo tempo expor a ideia de criar um monumento para homenagear seu avô, ‘Seu Raimundo’, um ilustre comerciante da Beira Fresca, no bairro Prado.
Ir para a cozinha, resgatar receitas, misturar ingredientes e transformar sabores para agradar os paladares mais exigentes é a arte por si só. Esta é uma paixão do De Angelis de Souza, 25. Dono de uma generosidade única e parceiro ao compartilhar seus experimentos culinários, ele sempre ouviu a provocação dos amigos, nos encontros em reuniões informais e churrascos, de que deveria abrir seu empreendimento para comercializar suas compostas, as geleias doces e outros sabores gastronômicos do seu exclusivo roteiro de receitas.
Pães e geleias
Ele foi também um morador iguatuense alcançado pela crise sanitária do coronavírus colocado propositalmente sob quarentena em isolamento social, que resolveu tirar um antigo projeto da gaveta e realizar um sonho acalentado há muito tempo. No mês de abril, em plena pandemia, lá estava De Angelis fazendo seus primeiros experimentos com as compostas e geleias artesanais naturais. Com o sucesso de consumo e vendas além do esperado, ele lançou um novo produto: os pães artesanais, com fermentação natural, feitos a partir de técnicas bem rudimentares da rica e mundialmente conhecida culinária italiana. As fornadas de pães saem às quartas-feiras e aos sábados. Os produtos são feitos sob encomenda e a entrega é por delivery. Os pães artesanais já nasceram com larga aceitação no meio da clientela. São pães personalizados, conforme o tipo de preparo e ingredientes. Em geral, farinha, queijos frescos, frutas desidratadas, ervas, sal, mel, azeite, grãos, sementes, extrato e essência de cacau. Pão gorgonzola, australiano, com geleia de morango, e até no sabor de chocolate, na massa e recheio.
Nas receitas das geleias doces, compostas consideradas carro-chefe do empreendimento, o culinarista De Angelis mergulha no aroma das frutas de estação para extrair os sabores mais diversificados, com aposta maior nas vermelhas, ideais para as torradas, os biscoitos em água e sal, pão integral ou até mesmo para as sobremesas com queijo coalho, cujo paladar vai equilibrar o sal, com o doce e a acidez das frutas, formando um sabor único, sofisticado e inigualável.
Em memória do avô
O pequeno negócio criado pelo engenheiro empreendedor também teve outro propósito: homenagear seu avô, Seu Raimundo (saudosa memória), um tradicional comerciante do bairro Prado. Seu Raimundo não está mais entre nós, mas dele os moradores do bairro guardam a memória de sua generosidade, humildade e simplicidade. Para homenageá-lo naquilo que o idoso amava fazer, o neto empreendedor criou a @seuraimundofoods. “Foi uma forma que encontrei de homenagear o meu grande avô, já falecido, conhecido pela sua antiga e tradicional bodega, a ‘Casa da Amizade’ localizada na Beira Fresca no Prado”, contou.
De Angelis afirmou que toda homenagem a seu avô é merecedora, porque ele foi um homem que mesmo tendo pouca instrução, deixou-lhe muitas lições, as quais lembrará para o resto da vida. “Ele me ensinou principalmente a ser honesto, e sempre ganhar a vida pelo trabalho honesto, que mesmo sendo exaustivo e estafante, mas nunca deixará de ser prazeroso, por nos dar o prazer de receber pelo esforço empenhado”.
Meta de ampliação
Pela sua visão empreendedora e pelo sucesso que os produtos vêm fazendo no meio dos consumidores, De Angelis não tem mais dúvidas de que está na hora de ampliar o caderno de receitas. Ele disse que já está estudando e formulando novos produtos a serem lançados em breve e a meta é construir uma pequena fábrica no mesmo local aonde a bodega do Seu Raimundo funcionava, para que a história iniciada por ele tenha continuidade.
De Angelis é protagonista no pequeno negócio. Mas do que isso, ele confecciona as receitas, atende a clientela pelos canais alternativos e redes sociais e ainda faz as entregas. Segundo ele, por enquanto tudo é preparado num ateliê improvisado em sua casa mesmo, na Rua 04, nº 163, bairro Altiplano. Mas a ideia original é montar o empreendimento no endereço onde seu avô viveu e construiu sua história.
Serviço
Seu Raimundo Foods
Instagram: @seuraimundofoods
WhatsApp: (88) 9.9713-0528
0 comentários