No resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica divulgado na última terça-feira, 15, a Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra aparece entre as melhores unidades de ensino, entre as demais que integram o grupo de escolas da rede estadual da CREDE-16. A escola cresceu 50% no indicador fluxo (relativo ao índice de aprovação, se comparado a 2017). Segundo informações prestadas pela própria instituição de ensino, foi o maior crescimento entre todas as escolas da CREDE-16, envolvendo os municípios de Iguatu, Acopiara, Catarina, Jucás, Cariús, Quixelô e Orós.
Na avaliação das disciplinas de Português e Matemática, foi a segunda escola que mais cresceu, segundo dados do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. O IDEB é o principal índice da educação básica do país e o SAEB é a avaliação utilizada por índice.
De acordo com o coordenador pedagógico Geymisson Melo, a escola conseguiu uma variação percentual no indicador do fluxo (taxa de aprovação) de 2017 para 2019, de 50%, chegando a 0,85 em 2019. Segundo Geymisson, esse número era apenas de 0,56 em 2017. “Embora este número ainda seja o mais baixo entre as escolas da CREDE-16, o que impressiona é o tamanho do crescimento em apenas dois anos, a média da CREDE-16 é de 0,94”, lembrou.
Ainda de acordo com o coordenador, a Escola Adauto Bezerra também conseguiu se destacar na avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) melhorando sua proficiência média, tanto em Português quanto em Matemática. A proficiência média de Português em 2017 foi de 229,9 chegando a 260,3 em 2019, um crescimento de 30,4; e em Matemática em 2017 a nota obtida foi de 231,60 atingindo a média de 256,0 em 2019 um crescimento de 24,4.
No ano letivo de 2017, a escola obteve nota no IDEB de 1,9 e tinha como meta para 2019 e 2021 as notas de 2,4 e 2,6, respectivamente. No entanto, a escola atingiu em 2019 a média de 3,5 ultrapassando as metas definidas pelo INEP logo em 2019. De acordo com Geymisson, “O Adauto Bezerra obteve a melhor variação do IDEB de 2017 para 2019 entre as escolas de ensino médio que compõem a CREDE-16 de Iguatu, conseguindo crescer 1,6, o maior crescimento da regional”.
A direção da escola, corpo docente, pais e alunos são unânimes na afirmação de que somente num esforço conjunto de todos está sendo possível alcançar essas metas. A escola convive com um desafio extra pelo fato de receber um público estudantil cuja maioria é composta de jovens que trabalham durante o dia, então é preciso constantemente traçar estratégias de trabalho pedagógico, visando ajudar os alunos a conciliar o trabalho com os estudos, sem haver prejuízos no aprendizado, nem na vida socioeconômica deles.
“Sou a professora Mabelle Félix, formada em Letras e Pedagogia pela UECE, leciono a disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra desde 2017. Inúmeros foram os desafios enfrentados no decorrer dos meus 15 anos de magistério, porém os obstáculos nunca me impediram de persistir e acreditar no poder transformador da educação. A Escola Adauto Bezerra me permitiu conhecer e vivenciar várias adversidades sociais, políticas e culturais que afetam diretamente a aprendizagem do estudante, no entanto, a união de toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais, alunos e gestores foi determinante para driblarmos as dificuldades e evidenciar o ensino, tornando o conhecimento a ferramenta principal nessa árdua caminhada que nos traz, hoje, a felicidade de comemorar esse resultado positivo no IDEB, fruto do esforço de todos que fazem a escola e, principalmente, do nosso alunado, que mostrou o compromisso e a capacidade em poder chegar e conquistar o que deseja. A palavra que define esse resultado é UNIÃO. Parabéns aos que fizeram e fazem parte da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra! Gratidão!”
Mabelle Félix, professora
“Estudei na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra e concluí o 3º ano em 2019. Atualmente, sou estudante do curso de Direito no Centro Universitário Vale do Salgado. A Escola Adauto Bezerra faz parte da minha vida, pois construí amizades que permanecem até hoje. Sou grata aos gestores, professores e funcionários pelo maravilhoso trabalho que têm feito colocando o aluno como centro e oferecendo uma educação de qualidade com o objetivo de formar cidadãos críticos e responsáveis. A perseverança e o respeito às pessoas e suas diversidades são valores que aprendi nessa instituição. É com enorme satisfação que estamos comemorando o resultado do IDEB, resultado mais que merecido, e o mérito é de todos nós que trabalhamos com empenho e dedicação. Somos uma grande família, aprendemos uns com os outros e tenho orgulho de dizer que estudei na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra”.
Maria Letícia Soares Silva, ex-aluna
“Em 2017 a EEM Governador Adauto Bezerra tinha um dos piores IDEB do Ceará, somos uma escola regular com muitos desafios, porém priorizamos algumas ações, dentre elas a busca ativa dos estudantes infrequentes para combater a reprovação e evasão escolar, com isso crescemos 50% na aprovação interna de 2017 para 2019, estruturamos o currículo para consolidar os conceitos básicos da Matemática com aulas de reforço para os alunos, agrupando-os por nível do conhecimento, realizamos Olimpíadas da Matemática, projetos na área de Ciências da Natureza dialogando com a matemática culminando desta forma na melhoria da proficiência de matemática com o crescimento de mais de 24 pontos. Área de Linguagens e Códigos em parceria com a Área de Ciências Humanas realizou projetos de leitura e escrita, resultando no crescimento de mais de 30 pontos na proficiência de Língua Portuguesa. Agradecemos aos professores, estudantes, pais, funcionários, o apoio da Crede 16 e a parceria de outras instituições pelo crescimento do IDEB que foi um dos maiores da nossa Crede 16 no que diz respeito a meta do IDEB para 2019, saímos de 1,9 para 3,5 superando a meta que era de 2,4 pontos. Uma história de sucesso construída a muitas mãos, cumprindo com a função social da escola e sobretudo oportunizando aos nossos jovens a preparação para o exercício da cidadania”.
José Gutembergues Paulino de Oliveira – Diretor Escolar
0 comentários