Números da crise
Desemprego tem taxa recorde e atinge 13,8 milhões de brasileiros. País fechou 4,3 milhões de vagas em 3 meses. Nº de trabalhadores ocupados é o menor já registrado. O número de desempregados no país aumenta 1,1 milhão em 3 meses e chega a 13,8 milhões. Em 1 ano, Brasil perdeu 12 milhões de postos de trabalho e viu população ocupada encolher para o menor contingente já registrado pela pesquisa, iniciada em 2012. Segmentos de comércio, alojamento e alimentação foram os que mais perderam vagas. Só agropecuária amplia número de postos no trimestre. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fatos & Blogs
Eleições municipais
A cerca de 15 dias das eleições 2020, a desistência do candidato Marcos Sobreira (PDT), é o principal assunto no meio político, com grande repercussão nas redes sociais. De forma consensual no partido, sem polemizar os motivos e quem apoiará, Marcos Sobreira emitiu nota informando a saída da corrida sucessória e agradeceu apoios da população durante a campanha. Com a decisão continua na vice-liderança do PDT na Assembleia Legislativa. Aliados ainda discutem novos rumos da campanha.
Décimo terceiro
O pagamento do décimo terceiro salário deve injetar R$ 208 bilhões na economia. Em valores reais, o montante é 5,4% inferior ao registrado em 2019, de acordo com estimativa da CNC divulgado nesta quinta-feira. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, atribui a queda do montante do décimo terceiro ao recuo expressivo da atividade econômica e do avanço da informalidade.
PIX, novo serviço de pagamento
O Banco Central (BC) aprovou novas funcionalidades para o PIX, sistema de pagamentos instantâneos que entra em operação no próximo dia 3 para uma base restrita de clientes e no próximo 16 para todos os usuários. O Pix se assemelha a operações já conhecidas, mas tem peculiaridades e vantagens frente às opções já utilizadas.
Saúde pública
A privatização do SUS foi assunto durante a semana. Criado na esteira da Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde garante atendimento médico gratuito e universal, mas está diante de uma crise de financiamento. Durante a semana, o Ministro Guedes disse que a privatização do SUS jamais esteve sob análise: ‘Seria insanidade’ Após pressão, Bolsonaro revogou ontem decreto sobre estudos para parcerias com o setor privado nos postos de saúde. Autorização de estudos sobre parcerias privadas em UBS não durou 1 dia.
Restrições na campanha
De proibição de campanha nas ruas a carreata com hora marcada, Covid-19 impõe restrições em eleições no país. Ao menos 36 cidades, em 11 estados, impuseram algum tipo de cuidado a campanhas, a maior parte por iniciativa da Justiça. Segundo o MPCE, existem ações em mais de 60 municípios cearenses por descumprimento às regras sanitárias. Aqui em Iguatu, a justiça proíbe candidatos de promoverem eventos com aglomeração. O descumprimento é passível de multa de até 100 mil.
Dia de Finados
Como tudo em 2020, o dia de finados segue com mudanças em face da pandemia. Celebrado no 02 de novembro, o Dia de Finados na pandemia altera regras para visitação em cemitérios da cidade de Iguatu. Com a mudança e para evitar aglomeração, estão suspensas as tradicionais missas nos principais equipamentos do município. Por sua vez, as Igrejas realizarão missas durante o dia, para receber os católicos obedecendo às regras sanitárias no controle da Covid-19. A visitação ao cemitério está livre, dentro do cumprimento ao protocolo pelos visitantes.
0 comentários