Até a noite de ontem, sexta-feira, 30, os focos de incêndios na região de serra do Sítio Santo Antônio, na zona rural de Icó, ainda não haviam sido debelados. O fogo começou na manhã da quinta-feira, 29, na localidade de Floresta, chegou próximo de residências, matou dois ovinos e deixou outros 13 feridos.
O prejuízo estimado, segundo o agricultor Henrique Parnaíba, chega a R$ 5 mil, isso porque além dos animais, pastos foram destruídos, rede elétrica e cercas. “O prejuízo só não foi maior, porque a gente conseguiu ligar os aspersores e com mangueira, os meninos ataiaram o fogo”, contou o agricultor.
Na localidade, outras propriedades foram atingidas e trouxe medo aos moradores. “Ainda tem gente no meio do mato atrás da criação, tem gado soltou no meio, olhe se não tiverem mortos. Desde quinta-feira que a gente luta para apagar esse fogo. Foi muito ligeiro a velocidade que ele desceu essa serra. Passou de um lado e outro chegando perto das casas. Perdi mais de 1 hectare de pasto. Meu prejuízo é pequeno diante dos outros vizinhos”, lamentou o aposentado Luiz Mariano, que também teve a propriedade atingida.
10 mil hectares queimados
Pelo levantamento feito com moradores, mais de mil hectares de mata nativa e algumas áreas de pastagem já foram consumidos pelo fogo. De acordo com a Defesa Civil de Icó, somente neste ano, mais de 10 mil hectares foram atingidos por incêndios. “Esse aqui no Santo Antônio está destruindo muita coisa, mas teve um na região do Distrito de Icozinho que durou 30 dias. E infelizmente esse aqui também vai durar mais enquanto tiver mata e pasto para queimar. O acesso é difícil de se combater”, explicou Francisco Hélio da Silva, coordenador da Defesa Civil de Icó, afirmando que os incêndios nesse período do ano são recorrentes na região. “A mata está crescida com bom pasto também que se formou por conta das chuvas. Infelizmente é comum ocorrência de incêndios, nesse período em que a vegetação está seca. Estamos fazendo um levantamento em toda área, fazemos um mapeamento nessa região, justamente orientando e prevenindo para que não aconteçam incêndios”, disse.
Apesar do fogo ter chegado próximo de residências, nenhum morador ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros de Iguatu foram ao local e apagaram os focos nas margens da rodovia BR-116, mas não conseguiram acessar a região de serra. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, cerca de 75% das ocorrências de incêndio acontecem às margens de rodovias e mais de 90% são provocadas por ação humana.
0 comentários