Observatório

07/11/2020

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” Hebreus 11:6

Eleições em Iguatu

Mais uma semana agitada no cenário político local. Quando se esperava que a maior novidade da campanha fosse a desistência do candidato Marcos Sobreira (PDT), eis que a tal da “política dinâmica”, como vaticinou Gonzaga Mota, ex-governador do Ceará, incendiou os bastidores da disputa. Foram tantos acontecimentos que fica até difícil acompanhar tudo e apresentar aqui, por falta de espaço. As redes sociais são o termômetro, ainda mais por conta da pandemia que impõe distanciamento social.

Pegou mal

Ednaldo Lavor foi o único que faltou ao debate entre os candidatos a prefeito promovido pelo Instituto Dom Mauro, com apoio da URCA e da FECLI-UECE, transmitido pela Mais FM. A ausência foi criticada durante o evento pelos oponentes. Na internet, os memes proliferaram. Em nota, a coligação disse que o não comparecimento dele foi para evitar aglomerações em respeito à determinação da justiça eleitoral e dos protocolos de saúde. No entanto, enquanto o debate acontecia no campus Humberto Teixeira, nas redes sociais circulavam vídeos do candidato, acompanhado de apoiadores, em visita porta a porta nas vilas Neuma e Moura.

Entre tapas e beijos

Após o rompimento com direito a acusações sérias de perseguição, corrupção e juras de ódio eterno, os agora aliados, ex-adversários, antes aliados, que já foram adversários, Ednaldo e Marcos juraram amor eterno, ou até que passe a eleição. O intuito é derrotar o candidato Agenor Neto (MDB). No palanque mais dinâmico da política nacional, Ednaldo colocou no mesmo saco simpatizantes de Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Inácio Arruda (PCdoB), Tasso Jereissati, FHC e José Serra (PSDB) além de Bolsonaro (sem partido). Que ideologia que nada! O que vale é se manter no poder.

Coerência

O professor Wilame Felipe, que era candidato a vice na chapa de Marcos, lançou nota pública indicando apoio ao candidato José Mácio (Psol). Segundo Wilame, que é filiado ao PT, sua escolha se deu pela aproximação do viés ideológico de oposição ao governo Bolsonaro.

Polícia Federal

Nessa sexta-feira, 06, a PF fez operação em Iguatu tendo como alvo um escritório de assessoria jurídica ligado ao deputado Agenor Neto. A investigação era para averiguar se ali havia milícia armada, composta por policiais que intimidavam eleitores, coagindo-os a votar em um candidato e não em outro. Até o momento não se configurou flagrante nem provas da denúncia. Agenor classificou como perseguição de seus adversários e pediu que a PF e o Ministério Público investiguem denúncias de desvios na merenda escolar e superfaturamento e favorecimento da compra de caixão e coroas funerárias feitas pela Prefeitura.

Adição e subtração

A sexta-feira também marcou a vinda a Iguatu do senador Cid Gomes (PDT), do deputado federal Domingos Neto (PSD) e seu pai Domingos Filho. Os três fizeram transmissão em rede social ao lado de Ednaldo e Marcos Sobreira em apoio à reeleição do atual prefeito. O ato gerou expectativa e provocou dissidências entre apoiadores. Policiais militares simpatizantes da campanha de Ednaldo sentiram certo desconforto com a presença de Cid que em março passado, em Sobral, avançou com uma retroescavadeira contra militares que haviam paralisado suas atividades em protesto contra o governo estadual. Maior desconforto sentiram os apoiadores de Bolsonaro quando Cid atacou duramente o presidente. Os bolsonaristas não gostaram ainda mais porque Ednaldo silenciou, ou seja, consentiu as críticas feitas por Cid.

MAIS Notícias
Observatório
Observatório

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:1-2   Voto feminino completa 91...

Observatório
Observatório

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. 1 João 4:18   Municípios brasileiros receberam R$ 2 bilhões do FPM Municípios brasileiros receberam, nesta...

Observatório
Observatório

“Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça”. Salmos 3:3 Desafios do MEC O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o foco da pasta será unir o país em um novo pacto para a alfabetização. Dados levantados pelo Pnad...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *