O juiz eleitoral de Iguatu, Eduardo André Dantas, presidiu na manhã da quinta-feira,05, no Fórum Eleitoral, a solenidade pública de carga das urnas. Técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após abertura de envelopes com as mídias (cartões de memória), pelo magistrado, passaram a instalar os dados com números dos candidatos no sistema de informação das unidades de votação. Representantes da promotoria eleitoral, também acompanharam o ato.
O trabalho seguiu até sexta-feira, 06, nas urnas da 13ª Zona Eleitoral, que inclui os municípios de Iguatu, Quixelô e Cedro. No próximo sábado, 14, véspera do pleito, as urnas serão despachadas para os locais de votação. O procedimento se resume em repassar os dados oficiais dos candidatos para as mídias que serão inseridas nas urnas eletrônicas das sessões eleitorais.
As mídias com informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores alimentarão 300 urnas eletrônicas da 13ª Zona Eleitoral. “São também efetuados simulados de hardware, onde são feitas votações, averiguação de possíveis falhas no software. Detectadas as falhas, são feitos os reparos e substituição de peças. Também realizamos as recargas da bateria interna com regularidade”, afirmou Michel Oliveira, chefe do cartório eleitoral.
Seguridade
O juiz destacou a seguridade do processo. “A urna eletrônica não tem ligação externa com Internet, por isso, é segura, e precisa ter a cada pleito instalada a sua carga, com números dos devidos candidatos aos diversos cargos”, reforçou o magistrado. “Se houver violação do lacre, facilmente será detectado e a urna substituída”, acrescentou.
Para a cidade de Iguatu cerca de 200 urnas serão usadas. O município tem 65.600 eleitores aptos a votar, 267 seções e 84 locais de votação. É o maior colégio da região Centro-Sul. O município de Quixelô tem 13.287 eleitores, 53 seções e 33 locais de votação. É o menor colégio da região. Já Cedro tem 19.440 eleitores, 123 seções e 37 locais de votação.
0 comentários