Rotary promove conscientização sobre saúde do homem

21/11/2020

A falta de informação, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar doenças, como o câncer de próstata. Pensando em quebrar tabus, o Rotary Club de Iguatu promoveu um momento de conscientização, na quarta-feira, 18, entre os associados.

De acordo com o médico urologista e rotariano do clube Márcio Rodrigues, dentre os fatores de risco que aumentam a probabilidade deste tipo de enfermidade estão homens acima de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, a etnia (o risco em negros é quase duas vezes maior que em brancos), além do histórico familiar, principalmente se o parente de primeiro grau é diagnosticado antes dos 55 anos. “Quando se faz o rastreio, cerca de 60% dos pacientes recebem o diagnóstico em uma fase completamente assintomática, com o tumor restrito. Já a doença localmente avançada evolui com sintomas de obstrução urinária como hesitação, jato intermitente e/ou fraco), podendo existir sangue na urina ou no esperma, por exemplo”, afirmou.

O médico Márcio Rodrigues respondeu os questionamentos dos membros do clube – FOTO Divulgação

No entanto, ainda existem preconceitos que impedem que muitos homens se cuidem, como o toque retal e o medo de ter complicações na função sexual. “O homem precisa cuidar melhor da sua saúde e buscar se informar. Para aqueles que decidirem realizar o toque, é importante ressaltar que o exame é rápido, seguro e indolor. Quanto à função sexual, o que pode acontecer, em casos em que é necessário a retirada da próstata, é a disfunção erétil pós-prostatectomia. Porém, é preciso ir além. É importante estar atento aos cuidados relacionados também à violência, ao tabagismo, ao etilismo e às principais doenças que o acomete, como o diabetes e a hipertensão. Para isso, o ideal é manter hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas”, pontuou Dr. Márcio.

Prevenção

Durante todo o mês, o clube de serviço pretende levar a campanha além dos muros da instituição, no objetivo de alertar os homens para a necessidade de desenvolverem hábitos saudáveis e realizarem exames necessários, com conteúdo nas redes sociais e com folders tematizados e ações de desenvolvimento do tema. “Nossa obrigação é sempre a de informar. Com atividades pontuais, conseguimos que as informações cheguem às famílias. Como instituição, podemos fazer mais que o esperado e, com as campanhas, muitas vezes, ajudamos na prevenção”, disse Vagner Ferreira, presidente do Rotary Club de Iguatu.

Saiba mais

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil. Estima-se que 68.220 novos casos da doença surgirão no país.  Dificuldade de urinar ou o aumento da frequência urinária, principalmente durante a noite, são os principais sintomas decorrentes do aumento da próstata. Os especialistas advertem que apresentar esses sintomas não significa que o paciente tenha câncer. Mas os homens com idade acima de 50 anos devem estar atentos a eventuais sintomas urinários que fogem da rotina e procurar ajuda de um urologista.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *