Segurança pública no Ceará vai ganhar novos concursos públicos até 2022

21/11/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

O governador do Ceará, Camilo Santana anunciou através de uma live nas redes sociais, esta semana, novos concursos públicos para a área da segurança pública do Ceará, com um total de 3.128 vagas, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil, 170 para a Perícia Forense (Pefoce), e também autorizou o chamamento dos 258 aprovados nos últimos concursos do Corpo de Bombeiros. “Temos feito um grande esforço desde 2015 para combater a criminalidade no Ceará, e dar segurança à população. Construímos com todos os poderes uma parceria institucional que se integram para combater a violência no Estado”, disse o governador Camilo Santana durante solenidade de anúncio dos concursos, que também teve a participação do secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, e dos comandantes da Polícia Militar, o coronel PMCE Márcio Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Holanda.

A meta é distribuir os certames e chamamentos de concursados até 2022. Camilo Santana anunciou que o Ceará contará com mais 3.128 vagas na segurança pública. Para a Polícia Militar será feito um concurso em duas etapas, sendo um em 2021 e outro em 2022, com 2.200 vagas, sendo 200 vagas para oficiais e 2.000 para soldados. Na Polícia Civil será feito um concurso para 500 novas vagas, sendo 100 vagas para escrivães e 400 para inspetores. A Pefoce ganhará 170 novas vagas em concurso, divididos em 60 vagas para peritos criminais, 20 para peritos legistas, 20 para médicos legistas e 70 auxiliares de perícia. Por fim, Camilo Santana autorizou o chamamento dos 258 aprovados nos últimos concursos do Corpo de Bombeiros, sendo 208 soldados e 50 oficiais.

Os novos efetivos vão garantir a implantação de todos os batalhões do Raio, na ampliação do programa de bases fixas do Proteger, em pontos na Capital e interior, para agregar os esforços da investigação e da polícia judiciária e para novas delegacias. Camilo Santana destacou a política de investimento do Estado na área da segurança pública. “Compramos aeronaves, motos, viaturas e carros de resgate, montamos bases do Ciopaer, implantamos os batalhões do Raio em cidades a partir de 30 mil habitantes, investimos no sistema de videomonitoramento, com quatro mil câmeras integradas no Ceará, e no Spia. Sempre fomos um governo de diálogo com a corporação, e promovemos quase 20 mil policiais durante o meu governo, o maior programa de carreira e promoções do Brasil. Negociamos e instituímos a melhor média salarial do Nordeste, e ainda negociamos depois um outro aumento, procurando sempre valorizar nossos oficiais, dentro dos limites de responsabilidade fiscal do Ceará”, afirmou o governador.

Educação e Saúde

Durante a live, Camilo Santana ainda confirmou novidades para as secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (Sesa). Para a primeira, já no início de 2021, o Estado incluirá dentro do planejamento do retorno do período letivo o chamamento dos concursados da educação. Para a Sesa, será lançado um novo concurso para a área da saúde, com vagas de médicos, enfermeiros e outras especialidades, a serem preenchidas na Fundação de Saúde do Ceará, criada pelo Governo do Ceará, no último mês de setembro.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *