Entrevista: Ednaldo Lavor prefeito reeleito

21/11/2020

Ednaldo Lavor (PSD) foi reeleito, no domingo (15), prefeito de Iguatu para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Ednaldo Lavor teve 54,25% dos votos. Foram 29.103 votos no total contra 23.136 votos do segundo colocado Agenor Neto (MDB) em uma eleição com seis candidatos: Mácio Alves (PSOL) que obteve 554 votos, Tenente Mulato (PL), 539votos, Samuel Alves (PTB) com 219 votos, e Carlos Silva (PSTU) com 99 votos. A campanha iniciou com nove postulantes, sendo que três desistiram (Augusto Correia, Jarim Antunes e Marcos Sobreira). Ednaldo tem 46 anos, casado e pai de quatro filhos. Para o Jornal A Praça, ele fala sobre os gargalos de Iguatu, como imagina resolvê-los, apresenta sua plataforma de governo e analisa o cenário político local. O gestor ainda fala sobre saneamento básico, lixão, concurso público, formação do secretariado e nova aproximação com Marcos Sobreira (PDT).

A Praça – Prefeito, sua vitória nas urnas o consolidou como uma nova liderança da política de Iguatu. O que esperar da sua nova gestão, uma vez que o momento oportuniza tomar decisões independentes que resultem em ações concretas para benefício do município?

Ednaldo Lavor – Vamos pôr em prática uma série de projetos que visam melhorar a qualidade de vida da nossa população. O povo confiou e nós vamos fazer a maior administração da história de Iguatu, sem pensar muito na questão da consolidação da liderança política. A maior liderança, de fato, é a população, que tem o poder de decisão e fez sua escolha nas eleições deste ano. Somos gratos por contar com esse povo que me permite sonhar grande. Queremos fazer muito, sonhar junto com cada família e garantir uma vida ainda melhor para todos.

A Praça – A sua plataforma de governo prevê a ampliação em 70% do saneamento básico no município. Como será programação nos próximos quatros anos, para o cumprimento dessa proposta?

Ednaldo Lavor – Tivemos a oportunidade de anunciar, bem antes da eleição, a conquista de R$ 200 milhões através de um financiamento junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Grande parte desses recursos será utilizada no saneamento básico da cidade, conforme compromisso assumido na campanha. Tivemos o cuidado de trabalhar apenas com a verdade em nossa campanha, não prometemos o que não cumprimos e o que não iremos fazer. Sempre trabalhamos com fatos concretos e isso o povo reconhece. Não tem como aceitarmos uma cidade com mais de 100 mil habitantes contar apenas com, pouco mais, de 14% de saneamento. A nossa equipe já elaborou o projeto e o dinheiro já está garantido para a realização desta obra. Logo no início do nosso segundo mandato vamos discutir com a comunidade como esta ação será desenvolvida. Garantimos que esta será a maior obra da história de Iguatu e um dos maiores compromissos da nossa administração. Nunca é demais lembrar que o financiamento foi conseguido a partir de uma grande parceria com o deputado federal Domingos Neto.

A Praça – Qual a atenção que a nova gestão terá para o ‘lixão da Chapadinha’, de modo que não seja uma ação frustrada, como ocorreu nesta administração e a população possa ver aquele grave problema resolvido?

Ednaldo Lavor – No início da nossa primeira gestão tentamos resolver esta situação, porém, apesar de todos os esforços, fomos mal compreendidos. Iremos construir, ainda em 2021, a primeira etapa da Central Municipal de Resíduos, que tem a capacidade de processar todo o resíduo reciclável, orgânico, resíduo de construção civil, podas de árvores e volumosos de madeira. A nossa administração já está implantando, progressivamente, a coleta seletiva, com meta de cobertura de toda a cidade. A nossa equipe está trabalhando e a meta é ampliar a coleta de resíduos da logística reversa (pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, eletrônicos, embalagens de agrotóxicos). Deixo bem claro que o nosso objetivo é acabar de vez com o lixão da Chapadinha. Os primeiros passos já foram dados. Quem acompanha o dia a dia do nosso governo já percebeu que é só uma questão de tempo para acabarmos com essa vergonha que nos entristece e deixa triste toda a população de Iguatu.

A Praça – A expectativa é que em 2021 aconteça um inverno promissor. É sabido que Iguatu já foi uma grande produtora de algodão e arroz e alguns produtores ainda resistem em manter a produção da banana entre outras poucas culturas. Alguns produtores estão partindo para a criação de camarão. Quais investimentos, projetos e incentivos o pequeno produtor e o agricultor podem esperar da sua nova gestão?

Ednaldo Lavor – Avançamos, com muito trabalho e extrema dedicação, nas áreas citadas. Inclusive, queremos agradecer o grande trabalho desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do município que, ao longo dos últimos quatro anos, tem apoiado, integralmente, as iniciativas como a volta do Ouro Branco (algodão) e a produção de camarão. Muita gente está mudando de vida, para melhor, claro, graças aos investimentos feitos no setor. Neste nosso segundo mandato vamos continuar apoiando os produtores para que eles continuem crescendo e avançando nas suas conquistas. Não importa o tipo de atividade, o produtor sabe que pode contar com o apoio da Prefeitura para desenvolvê-la da melhor forma possível. Nossa gestão sempre foi uma gestão de incentivo e oportunidades e, nos próximos anos, continuaremos com essa máxima.

A Praça – Durante sua atual gestão novas empresas se instalaram no município, entre essas uma grande rede de atacado. Quais incentivos os empresários podem esperar da gestão? Há algum projeto específico de incentivo para empresas locais que são importantes geradoras de empregos, entre essas o setor metalúrgico de móveis?

Ednaldo Lavor – Os empresários de Iguatu sabem que durante a nossa primeira gestão nenhum foi perseguido ou maltratado, pelo contrário, o município foi parceiro de todos. Não é à toa que nosso lema é a liberdade! Não será diferente neste segundo governo. Quero sentar com a classe para definirmos melhorias para o setor. A nossa gestão vai continuar incentivando a vinda de novas empresas para o município. Vamos tratar com os empresários alguns tipos de incentivos para que venham para a nossa terrinha, gerem empregos e movimentem a nossa economia. Todos os iguatuenses sabem dos avanços que tivemos com a vinda de grandes empresários. Em breve, Iguatu vai receber novos empreendimentos, dentre eles, um novo atacadão, Iveco Caminhões, Transnordestina, dentre outros. A ideia é poder gerar, cada vez mais, emprego e renda para o povo. A ideia é fazer com que o nosso povo tenha, cada vez mais, orgulho da sua terra!

A Praça – Percebemos apoio forte da classe empresarial a sua campanha, como pretende inseri-los em uma participação mais direta, nas políticas do poder público municipal, visando o fortalecimento do setor econômico?

Ednaldo Lavor – Como falei, pretendo sentar com a classe para definirmos melhorias para o crescimento de cada um, sempre buscando, é claro, beneficiar, também, o nosso povo. Somos extremamente gratos pelo apoio que obtivemos nas eleições deste ano pelos empresários. Foi quase 100% de apoio, não posso esquecer isso jamais. Então, tudo que eu fizer para que eles cresçam e ajudem o município no seu crescimento, farei com muito carinho, atenção e respeito. Se o empresário crescer, teremos a certeza de que a geração de emprego e renda na cidade também vai crescer.

A Praça – É visto que lojistas ocupam espaços públicos que são exclusivos para os pedestres, dificultando o passeio. Há algum projeto para adequação da mobilidade urbana principalmente no centro comercial?

Ednaldo Lavor – Sim. Os investimentos que conseguimos junto ao CAF vão permitir que os nossos irmãos ambulantes, gente extremamente trabalhadora e batalhadora, possam crescer de forma mais organizada. A nossa administração já tem projeto neste sentido. Estamos organizando o Mercado Central, colocamos coberta no equipamento e, tudo isso, visa melhorar a estrutura de trabalho para este público. Acredito que com as novas ações a questão da mobilidade urbana vai melhorar, assim como vai melhorar, também, a situação financeira desses lojistas. Não vamos chegar destruindo o patrimônio destes trabalhadores como fizeram no passado. Pelo contrário, vamos organizá-los para que cada um cresça no desenvolvimento de suas atividades.

A Praça – Prefeito, na campanha o senhor declarou ser o gestor que mais concedeu benefícios aos servidores públicos, mas no decorrer dos últimos quatro anos, houve descontentamento das categorias dos professores e profissionais da saúde que alegaram desvalorização da classe. Qual vai ser sua política em relação ao funcionalismo público nos próximos 4 anos?

Ednaldo Lavor – Houve mais politicagem do que falta de verdade no que foi dito pelos nossos oposicionistas. Na realidade, fomos a gestão que mais valorizou os servidores, todos, sem exceção. Nenhum município cresce sem que seus servidores sejam respeitados e valorizados. Acredito que o espaço seja pequeno para pontuar o grande número de benefícios para a classe. Quem é servidor do município sabe de suas conquistas a partir da nossa gestão. Por falar em servidor, quero agradecer a cada um deles pelo apoio a nossa reeleição. A grande maioria votou com a gente. Isso significa confiança e reconhecimento pelo que fizemos por eles, inclusive os professores, categoria tão essencial para a formação dos iguatuenses como cidadãos de bem e comprometidos com o futuro da sua cidade e do seu país.

A Praça – Prefeito, está na sua agenda fazer concurso, sem que haja determinação da justiça para tal?

Ednaldo Lavor – Estamos fazendo um levantamento para saber a real necessidade de novos servidores públicos ingressarem no âmbito da administração municipal a partir de um concurso público. O nosso grande desejo e compromisso é fazer um novo certame. Muito em breve quero voltar a conversar com a população de Iguatu e, principalmente, com os concurseiros sobre o assunto.

A Praça – Prefeito, o período de campanha mostrou uma reaproximação sua com o grupo de Marcos Sobreira (PDT), o grupo do até então opositor ao seu projeto terá participação em seu governo?

Ednaldo Lavor – Muitos grupos resolveram desistir da campanha para nos apoiar acreditando nos nossos projetos. Todos eles foram muito importantes para a nossa vitória. O grupo do Marcos Sobreira, como os demais, serão ouvidos e terão espaço no nosso segundo governo, com total certeza. Não tenho nenhuma dificuldade em abrir espaços para vários parceiros que nos ajudaram nesta caminhada. Um município da dimensão de Iguatu não tem como se governar sozinho. Marcos Sobreira é deputado estadual e vai nos ajudar na liberação de recursos junto ao Governo do Estado. As divergências políticas que existiam entre o nosso grupo e o grupo de Marcos Sobreira foram resolvidas para a tristeza de alguns dos nossos opositores. Claro, tudo com o apoio do senador Cid Gomes e do ex-vice-governador Domingos Filho. A roupa suja que existia foi lavada. Reativamos a nossa parceria que fará um bem muito grande a nossa cidade. Nosso objetivo comum é ver a nossa gente feliz, realizada, com a possibilidade de ter seus sonhos concretizados.

A Praça – A nova formação do legislativo o deu maioria na Câmara. Diante dessa aproximação com o grupo do Deputado Marcos Sobreira (PDT), o senhor imagina que os três parlamentares da ala dele devam seguir com o seu grupo?

Ednaldo Lavor – Sim, não tenho dúvidas. Como falei, não existe mais desentendimento entre os nossos grupos. Ganha o povo, ganha Iguatu. Não podemos esquecer que o poder legislativo é um poder independente, porém, parceiro e harmônico.

A Praça – Essa eleição mostrou que seu grupo político teve a soma de outros quadros da cidade assim como lideranças de outras siglas. Como acomodar essas forças na sua gestão sem desgastar a máquina e ferir a autonomia?

Ednaldo Lavor – Precisamos reconhecer que um grande projeto precisa de muitas mãos para dar certo. O apoio de outros quadros da política de Iguatu foi fundamental na nossa vitória. Essas parcerias nos fortaleceram muito. Não vejo nada demais em acomodar, de alguma forma, essas forças. Todos os espaços serão amplamente discutidos com todos que nos ajudaram. Sempre prezo pelas boas relações e pela conversa. Uma cidade com gestor e parceiros bem resolvidos é garantia de uma cidade desenvolvida.

A Praça – O senhor poderia acrescentar alguns nomes que irão compor o seu primeiro escalão?

Ednaldo Lavor – Na verdade, estamos avaliando e reavaliando alguns nomes. Muitas novidades devem ser anunciadas. Queremos nos reunir, muito em breve, com a imprensa para divulgarmos o novo secretariado. Estamos fazendo esse trabalho com todo cuidado e atenção, afinal, nosso intuito é fazer com que Iguatu continue nesse ritmo acelerado de prosperidade.

A Praça – Já pensando nas eleições de 2022, o senhor assegura o apoio ao deputado Marcos (PDT)? Sabemos que apoia Domingos Neto (PSD) na Câmara Federal, mas pode ser um momento de avaliar o fortalecimento de nome genuinamente iguatuense nesse cenário?

Ednaldo Lavor – O nosso apoio à reeleição do Marcos Sobreira está assegurado. Temos uma parceria de sucesso com Domingos Fillho, ele bate o martelo em relação a um nome para a Câmara Federal. Por falar em Domingos Filho, tenho grande gratidão a ele e a seu filho, Domingos Neto, que acreditaram no meu potencial. Sem o apoio deles, a nossa reeleição teria sido muito dificultada em Iguatu. Saberemos ser gratos a quem nos ajudou a desbancar o incentivador da discórdia que existia em nosso município.

A Praça – O senhor gostaria de anunciar a chegada de algum investimento vultoso da iniciativa privada, já previsto para os próximos meses?

Ednaldo Lavor – Tem muita coisa boa por vir, porém quero anunciar a vinda de um novo atacadão para gerar mais de 250 empregos, Iveco Caminhões, Transnordestina, 10 mil metros de pavimentação em pedra tosca, conclusão do prédio da prefeitura, construção do complexo da saúde que inclui a policlínica municipal, reforma da quadra Agenor Araújo e construção de mais uma unidade básica no Bairro Altiplano. Queremos surpreender a população de Iguatu pela grande quantidade de coisas boas que está por vir. No mais agradecer pela entrevista ao Jornal A Praça e agradecer aos eleitores de Iguatu pela belíssima votação no último domingo que nos garantiu a reeleição. Vamos trabalhar muito para não decepcioná-los. O nosso muito obrigado!

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *