Projeto São José IV abre nova perspectiva para a agricultura familiar no interior do Ceará

Equipes do Governo farão seminários durante o mês de dezembro próximo no Interior para explicar como proceder.

30/11/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

O agricultor no interior do Ceará já está à espera da chegada das primeiras chuvas em dezembro. Milhares de famílias cearenses que tiram seu sustento da agricultura familiar serão beneficiadas, até 2025, com ações do Projeto São José IV, lançado nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, pelo Governo do Ceará. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 750 milhões (U$S 150 milhões) em iniciativas de segurança hídrica, inclusão produtiva e assistência técnica, beneficiando 440 mil pessoas. Os recursos são oriundos de empréstimo junto ao Banco Mundial e uma contrapartida do Estado.

Os interessados em participar do Projeto São José IV devem acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (sda.ce.gov.br) para obter as informações necessárias para conseguir o crédito. Equipes do Governo farão seminários durante o mês de dezembro próximo no Interior para explicar como proceder.

“Será um novo financiamento de projetos na área da agricultura familiar em todo o Ceará. São projetos de abastecimento de água, produtivos, mecanização agrícola, assistência técnica – e esse ano teremos projetos de reúso de água, que é uma inovação. Isso significa mais renda para as famílias do campo. Essa é a grande visão que o Projeto São José tem, de democratizar e dar oportunidade para essas famílias que moram no campo no estado do Ceará”, destacou o governador Camilo Santana.

Para projetos de inclusão produtiva, como acesso ao mercado e implantação de tecnologias de convivência com o semiárido, o recurso aportado será de aproximadamente U$S 65 milhões. Já para a implantação de sistemas de abastecimento de água e saneamento rural, o São José IV vai destinar cerca de U$S 53 milhões (cerca de R$ 265 milhões). O projeto inclui ainda ações voltadas para capacitação e intercâmbio de beneficiários, além da elaboração de estudos técnicos.

No interior do Ceará o produtor vive a expectativa da chegada das primeiras chuvas – Foto Carlos Gibaja/Divulgação

Com as ações do Projeto São José, o homem do campo acaba ganhando socialmente e financeiramente, segundo Francisco De Assis Diniz, secretário do Desenvolvimento Agrário. “Os sistemas de abastecimentos têm uma relação fundamental de cidadania. Aquela imagem da lata d’água na cabeça vai acabar, em um período muito curto, com a universalização da água em nosso sertão. Ao olharmos esse processo, vamos dar um passo de consolidação para desenvolver, agregar e ampliar a atividade agrícola e pecuária, com foco no mercado e na comercialização”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *