A previsão é que até o final deste mês a estátua de Nossa Senhora do Carmo esteja montada. Quando estiver pronta, vai ficar com 37,5 metros de altura, já é considerada uma das mais altas do Brasil.
Enquanto a obra continua, a aposentada e devota Margarida do Carmo, 77, que tem no sobrenome o mesmo nome da santa de devoção, acompanha da casa onde mora, no ‘pé da ladeira’ que dá acesso ao complexo religioso, toda movimentação de longe. “A gente vê a passagem das caçambas, o movimento de gente lá em cima. Tá ficando uma coisa muito linda. Quando estiver pronta, vai ficar mais ainda”, comemorou a idosa, encantada, segurando nas mãos a imagem de cerca de 20cm, que guarda há mais de trinta anos. Devoção que começou ainda quando era criança e cada dia se fortalece. “Desde quando me entendi por gente, que decidi por mim mesma ser devota de Nossa Senhora. É nossa mãe, é mãe de Jesus Cristo. Sigo sempre as novenas, quando não posso ir pra igreja que fica longe daqui, acompanho de casa, faço meus ofícios, minhas orações que me fortalecem”, destacou, ansiosa para a conclusão da obra.
Quem está no alto do morro, avista toda a cidade de Jucás, e por lá os trabalhos não param. Os operários engajados em várias frentes de serviços trabalham num ritmo intenso para que tudo saia conforme o projeto. O pedreiro Glauberiano Ferreira é devoto de Nossa Senhora do Carmo. Filho de Jucás, é um dos envolvidos nesse trabalho. “Pra mim é um orgulho participar dessa obra. Há cinco meses estou trabalhando aqui, tô ganhando um dinheirinho que tá ajudando no sustento de casa. Não só eu, mas todo mundo aqui. E o melhor de tudo é que estamos fazendo uma obra que vai trazer muita gente pra cá. Eu também estou ansioso pra tudo fique pronto. Vai ficar muito lindo”.
Complexo turístico
De acordo com o projeto, a estátua terá da base ao topo 37,5 metros de altura. São 27,5 metros da imagem e 10 metros de base. A imagem foi confeccionada em fibra de vidro, por uma empresa de Saboeiro, pelo artesão Pedro Pereira, já está com mais 70% montada. No local está sendo construído também um complexo com lojas, restaurante, lanchonetes, banheiros e vai ter uma capela de vidro e concreto, entre outros espaços para receber romeiros e visitantes. “Esse projeto é a coisa mais linda. Iniciamos essa construção e vamos concluí-la toda. Os recursos estão assegurados tanto pelo governo federal e estadual. Além de que estamos investindo mais de R $1,5 mi de recursos próprios. Além de tudo isso, será construído mais adiante um hotel, com piscina, área de lazer e tudo. Nossa intenção é gerar movimento na cidade durante todo o ano. Não somente na época da festa da padroeira em julho”, apontou o prefeito de Jucás, Raimundo Luna Neto.
Um dos objetivos da obra, além de fortalecer a economia local, é fomentar a religiosidade do jucaense, colocando o município na rota do turismo religioso. “O jucaense é muito devoto de Nossa Senhora do Carmo. Temos uma das festas mais lindas do nosso estado. Em julho recebemos aqui muita gente. Essa obra vem fortalecer ainda mais essa religiosidade”, destacou Aila Gomes, secretária de Cultura e Turismo de Jucás.
A previsão é de que até final deste mês a imagem esteja montada. Pronta deve ficar nos próximos meses, antes da festa da padroeira que é celebrada na primeira quinzena de julho. “Teremos no pé da imagem uma placa de bronze com os nomes de todos os operários que estão trabalhando nessa grandiosa obra”, finalizou Luna Neto.
0 comentários