A histórica igrejinha dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, depois de passar um longo período desativada, está sendo reformada e restaurada. O prédio faz parte do patrimônio, histórico, cultural e religioso de Iguatu.
Os trabalhos dos operários iniciaram na última terça-feira, 21, e estão a todo vapor. Inicialmente, cerca de seis operários estão engajados na obra. O templo está bastante deteriorado por conta do tempo. Há desgastes na pintura, rachaduras e infiltrações nas paredes. Portas e janelas estão quebradas por conta do ataque de cupins. “Depois de quase dez anos fechada, nossa igrejinha está passando por uma reforma. Espero que fique bem feita e que ela reabra as portas e que tenha missas, volte a ter casamentos e batizados aqui, como eu fui batizada e recebi pela a primeira comunhão aqui também”, comemora a dona de casa Lucimar Sales, que mora vizinho a igreja. “Nasci e me criei no Iguatu, aqui nessa região do Prado, lembro com detalhes como era entorno da igreja. Tinha uma calçada de tijolo aparente, fazendo uma volta em círculo em toda ela. Mais ali na frente tinha também uma televisão. Toda noite a gente trazia de casa uma cadeira e ficava assistindo, as crianças correndo por aqui nesse entorno”, relembra.
Construção em 1924
A igrejinha do Prado como é conhecida, é um templo muito querido por muitas gerações de moradores do bairro. De acordo com o pároco da igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a preservação da igreja traz em si uma forte ligação com a história do bairro Prado e da própria cidade de Iguatu. Foi a partir da capelinha que a comunidade passou a se desenvolver. O templo teve sua construção iniciada em 1924 e consagrada em missa solene em 1931. A reforma e restauração da igreja não deixam de ser também uma forma de homenagear e manter viva a memória das pessoas que na época se empenharam em construir a capelinha.
A reforma estrutural, reparos gerais e pintura, além da troca de portas e janelas estão sendo custeados pela prefeitura de Iguatu. Segundo o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que vem acompanhando os trabalhos, o município custeia a reforma porque o prédio é tombado como patrimônio histórico de Iguatu.
90 dias
Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Dicon. A reforma e restauração do prédio que envolve a parte de alvenaria, marcenaria e pintura está orçada em pouco mais de R$ 42 mil. A previsão é que a obra seja concluída em 90 dias. Ainda de acordo com paróquia, a parte de montagem, reedificação do altar principal e mobiliários, assim como a decoração sacra ficará por conta da paróquia do Prado, com ajuda de devotos, dizimistas e população através de campanhas para arrecadar recursos necessários para conclusão da obra. A previsão e que nos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em agosto, haverá missa solene de bênção do prédio.
0 comentários